Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200020 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa que objetivou identificar a percepção do enfermeiro quanto ao seu preparo profissional, a partir da formação conferida pela graduação, e identificar aspectos da formação que contribuem para o enfrentamento dos conflitos e dilemas do cotidiano de trabalho. Os dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2009, com oito enfermeiras de um hospital público federal do extremo sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se a análise temática no tratamento dos dados, emergindo duas categorias: fragilidades no processo formativo e fortalezas na formação profissional. Encontrar alternativas para melhor suprir as necessidades da prática profissional é um desafio que requer não só o conhecimento das lacunas deixadas pelo curso de graduação, mas, também, formas de consolidar as fortalezas existentes no processo de formação. |
id |
UFRJ-4_d814b351fa9f796b6ed1e6dc9a43c6de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452012000200020 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiroEnfermagemEducação em EnfermagemPesquisa em avaliação de enfermagemÉticaPesquisa qualitativa que objetivou identificar a percepção do enfermeiro quanto ao seu preparo profissional, a partir da formação conferida pela graduação, e identificar aspectos da formação que contribuem para o enfrentamento dos conflitos e dilemas do cotidiano de trabalho. Os dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2009, com oito enfermeiras de um hospital público federal do extremo sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se a análise temática no tratamento dos dados, emergindo duas categorias: fragilidades no processo formativo e fortalezas na formação profissional. Encontrar alternativas para melhor suprir as necessidades da prática profissional é um desafio que requer não só o conhecimento das lacunas deixadas pelo curso de graduação, mas, também, formas de consolidar as fortalezas existentes no processo de formação.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200020Escola Anna Nery v.16 n.2 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000200020info:eu-repo/semantics/openAccessBarlem,Jamila Geri TomaschewskiLunardi,Valéria LerchBarlem,Edison Luiz DevosBordignon,Simoní SaraivaZacarias,Caroline CeolinLunardi Filho,Wilson Danilopor2012-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000200020Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-06-13T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
title |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro Barlem,Jamila Geri Tomaschewski Enfermagem Educação em Enfermagem Pesquisa em avaliação de enfermagem Ética |
title_short |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
title_full |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
title_sort |
Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro |
author |
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski |
author_facet |
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski Lunardi,Valéria Lerch Barlem,Edison Luiz Devos Bordignon,Simoní Saraiva Zacarias,Caroline Ceolin Lunardi Filho,Wilson Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Lunardi,Valéria Lerch Barlem,Edison Luiz Devos Bordignon,Simoní Saraiva Zacarias,Caroline Ceolin Lunardi Filho,Wilson Danilo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski Lunardi,Valéria Lerch Barlem,Edison Luiz Devos Bordignon,Simoní Saraiva Zacarias,Caroline Ceolin Lunardi Filho,Wilson Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Pesquisa em avaliação de enfermagem Ética |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Pesquisa em avaliação de enfermagem Ética |
description |
Pesquisa qualitativa que objetivou identificar a percepção do enfermeiro quanto ao seu preparo profissional, a partir da formação conferida pela graduação, e identificar aspectos da formação que contribuem para o enfrentamento dos conflitos e dilemas do cotidiano de trabalho. Os dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2009, com oito enfermeiras de um hospital público federal do extremo sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se a análise temática no tratamento dos dados, emergindo duas categorias: fragilidades no processo formativo e fortalezas na formação profissional. Encontrar alternativas para melhor suprir as necessidades da prática profissional é um desafio que requer não só o conhecimento das lacunas deixadas pelo curso de graduação, mas, também, formas de consolidar as fortalezas existentes no processo de formação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452012000200020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.16 n.2 2012 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121461342208 |