Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Camila de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Marcela Astolphi de, Melo,Luciana de Lione
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300214
Resumo: Resumo Objetivo compreender as experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele que participaram de acampamento. Método estudo fenomenológico, com seis adolescentes com diagnóstico de doença crônica de pele, participantes de acampamento no Brasil. Coleta de dados: foram realizadas entrevistas fenomenológicas, no período de julho de 2015 a janeiro de 2016. Resultados três categorias temáticas emergiram e possibilitaram a compreensão do fenômeno. Participar do acampamento acarreta mudança na vida dos adolescentes e em seus modos-de-ser no mundo cotidiano. Impulsiona-os a refletir sobre o estigma já vivenciado anteriormente e as novas experiências, após participarem do acampamento, os auxilia no enfrentamento dos desafios da própria vida de maneira mais otimista. Conclusão Para os adolescentes, a experiência de participar do acampamento é transformadora, devido à possibilidade do encontro com pares e de vivenciar um ambiente livre de preconceito, permitindo ao adolescente ser si-mesmo. Implicações para prática Os acampamentos promovem interação entre pares, sendo estratégias acessíveis para profissionais de saúde, especialmente aos enfermeiros. Intervenções que, de fato, promovam assistência integral à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas de saúde e seus familiares, além da articulação entre serviços de complexidades distintas e seus profissionais de saúde, podem garantir o acesso ao cuidado de qualidade.
id UFRJ-4_df6e574edf9938f3601960bdc7d6c984
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000300214
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamentoadolescentedoença crônicapeleenfermagem pediátricaResumo Objetivo compreender as experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele que participaram de acampamento. Método estudo fenomenológico, com seis adolescentes com diagnóstico de doença crônica de pele, participantes de acampamento no Brasil. Coleta de dados: foram realizadas entrevistas fenomenológicas, no período de julho de 2015 a janeiro de 2016. Resultados três categorias temáticas emergiram e possibilitaram a compreensão do fenômeno. Participar do acampamento acarreta mudança na vida dos adolescentes e em seus modos-de-ser no mundo cotidiano. Impulsiona-os a refletir sobre o estigma já vivenciado anteriormente e as novas experiências, após participarem do acampamento, os auxilia no enfrentamento dos desafios da própria vida de maneira mais otimista. Conclusão Para os adolescentes, a experiência de participar do acampamento é transformadora, devido à possibilidade do encontro com pares e de vivenciar um ambiente livre de preconceito, permitindo ao adolescente ser si-mesmo. Implicações para prática Os acampamentos promovem interação entre pares, sendo estratégias acessíveis para profissionais de saúde, especialmente aos enfermeiros. Intervenções que, de fato, promovam assistência integral à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas de saúde e seus familiares, além da articulação entre serviços de complexidades distintas e seus profissionais de saúde, podem garantir o acesso ao cuidado de qualidade.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300214Escola Anna Nery v.24 n.3 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0333info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Camila de SouzaSouza,Marcela Astolphi deMelo,Luciana de Lionepor2020-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000300214Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-05-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
title Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
spellingShingle Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
Costa,Camila de Souza
adolescente
doença crônica
pele
enfermagem pediátrica
title_short Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
title_full Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
title_fullStr Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
title_full_unstemmed Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
title_sort Podendo ser si-mesmo: experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele em acampamento
author Costa,Camila de Souza
author_facet Costa,Camila de Souza
Souza,Marcela Astolphi de
Melo,Luciana de Lione
author_role author
author2 Souza,Marcela Astolphi de
Melo,Luciana de Lione
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Camila de Souza
Souza,Marcela Astolphi de
Melo,Luciana de Lione
dc.subject.por.fl_str_mv adolescente
doença crônica
pele
enfermagem pediátrica
topic adolescente
doença crônica
pele
enfermagem pediátrica
description Resumo Objetivo compreender as experiências de adolescentes com doenças crônicas de pele que participaram de acampamento. Método estudo fenomenológico, com seis adolescentes com diagnóstico de doença crônica de pele, participantes de acampamento no Brasil. Coleta de dados: foram realizadas entrevistas fenomenológicas, no período de julho de 2015 a janeiro de 2016. Resultados três categorias temáticas emergiram e possibilitaram a compreensão do fenômeno. Participar do acampamento acarreta mudança na vida dos adolescentes e em seus modos-de-ser no mundo cotidiano. Impulsiona-os a refletir sobre o estigma já vivenciado anteriormente e as novas experiências, após participarem do acampamento, os auxilia no enfrentamento dos desafios da própria vida de maneira mais otimista. Conclusão Para os adolescentes, a experiência de participar do acampamento é transformadora, devido à possibilidade do encontro com pares e de vivenciar um ambiente livre de preconceito, permitindo ao adolescente ser si-mesmo. Implicações para prática Os acampamentos promovem interação entre pares, sendo estratégias acessíveis para profissionais de saúde, especialmente aos enfermeiros. Intervenções que, de fato, promovam assistência integral à saúde de crianças e adolescentes com condições crônicas de saúde e seus familiares, além da articulação entre serviços de complexidades distintas e seus profissionais de saúde, podem garantir o acesso ao cuidado de qualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.3 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128124962537472