Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Roberta Ramos de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200005
Resumo: O estudo enfoca a experiência da equipe de enfermagem com a atuação dos Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica, tendo como objetivos: descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem quanto à atuação dos Doutores da Alegria e analisar as experiências da equipe de enfermagem quanto a esta atuação. O estudo é de natureza qualitativa, e os sujeitos do estudo foram dez membros da equipe de enfermagem. Para a abordagem dos sujeitos, foi utilizada a entrevista não diretiva em grupo. Constata-se que a maioria das depoentes conhece a atuação dos Doutores da Alegria, sendo possível evidenciar reações e benefícios durante a hospitalização da criança, bem como a tríade de relações entre palhaços, mãe acompanhante e equipe de enfermagem. Conclui-se que os palhaços atuam como agentes facilitadores, atentando para o fato de que brincadeiras e brinquedos constituem recursos que podem/devem ser utilizados no contexto hospitalar, acarretando novos significados ao cuidar.
id UFRJ-4_e9237aaf710c1032cff363baff4d4c00
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452008000200005
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagemEquipe de EnfermagemCriança hospitalizadaJogos e brinquedosO estudo enfoca a experiência da equipe de enfermagem com a atuação dos Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica, tendo como objetivos: descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem quanto à atuação dos Doutores da Alegria e analisar as experiências da equipe de enfermagem quanto a esta atuação. O estudo é de natureza qualitativa, e os sujeitos do estudo foram dez membros da equipe de enfermagem. Para a abordagem dos sujeitos, foi utilizada a entrevista não diretiva em grupo. Constata-se que a maioria das depoentes conhece a atuação dos Doutores da Alegria, sendo possível evidenciar reações e benefícios durante a hospitalização da criança, bem como a tríade de relações entre palhaços, mãe acompanhante e equipe de enfermagem. Conclui-se que os palhaços atuam como agentes facilitadores, atentando para o fato de que brincadeiras e brinquedos constituem recursos que podem/devem ser utilizados no contexto hospitalar, acarretando novos significados ao cuidar.Universidade Federal do Rio de Janeiro2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200005Escola Anna Nery v.12 n.2 2008reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452008000200005info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Roberta Ramos deOliveira,Isabel Cristina dos Santospor2009-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452008000200005Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-26T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
title Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
spellingShingle Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
Oliveira,Roberta Ramos de
Equipe de Enfermagem
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
title_short Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
title_full Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
title_fullStr Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
title_full_unstemmed Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
title_sort Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem
author Oliveira,Roberta Ramos de
author_facet Oliveira,Roberta Ramos de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
author_role author
author2 Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Roberta Ramos de
Oliveira,Isabel Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de Enfermagem
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
topic Equipe de Enfermagem
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos
description O estudo enfoca a experiência da equipe de enfermagem com a atuação dos Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica, tendo como objetivos: descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem quanto à atuação dos Doutores da Alegria e analisar as experiências da equipe de enfermagem quanto a esta atuação. O estudo é de natureza qualitativa, e os sujeitos do estudo foram dez membros da equipe de enfermagem. Para a abordagem dos sujeitos, foi utilizada a entrevista não diretiva em grupo. Constata-se que a maioria das depoentes conhece a atuação dos Doutores da Alegria, sendo possível evidenciar reações e benefícios durante a hospitalização da criança, bem como a tríade de relações entre palhaços, mãe acompanhante e equipe de enfermagem. Conclui-se que os palhaços atuam como agentes facilitadores, atentando para o fato de que brincadeiras e brinquedos constituem recursos que podem/devem ser utilizados no contexto hospitalar, acarretando novos significados ao cuidar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452008000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.12 n.2 2008
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119846535168