Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221 |
Resumo: | Resumo Objetivos: Aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado, de Dorothea Orem, e utilizar a Social Stories como ferramenta de aprendizagem aliada à teoria do autocuidado pela criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com a mãe acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado no banho, na escovação dos dentes e na higienização após as eliminações intestinais. Conclusão: A associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado pela criança. |
id |
UFRJ-4_e96d0e35c5d79838a0e436c39d0af65b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452017000100221 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social StoriesTranstorno AutísticoAutocuidadoEnfermagemProcessos de EnfermagemResumo Objetivos: Aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado, de Dorothea Orem, e utilizar a Social Stories como ferramenta de aprendizagem aliada à teoria do autocuidado pela criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com a mãe acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado no banho, na escovação dos dentes e na higienização após as eliminações intestinais. Conclusão: A associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado pela criança.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221Escola Anna Nery v.21 n.1 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170022info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Patricia Maria da SilvaAlbuquerque,Maria Cicera dos Santos deBrêda,Mércia ZevianiBittencourt,Ivanise Gomes de SouzaMelo,Givânya Bezerra deLeite,Alana de Araujopor2017-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000100221Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-02-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
title |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
spellingShingle |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories Rodrigues,Patricia Maria da Silva Transtorno Autístico Autocuidado Enfermagem Processos de Enfermagem |
title_short |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
title_full |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
title_fullStr |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
title_full_unstemmed |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
title_sort |
Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories |
author |
Rodrigues,Patricia Maria da Silva |
author_facet |
Rodrigues,Patricia Maria da Silva Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de Brêda,Mércia Zeviani Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza Melo,Givânya Bezerra de Leite,Alana de Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de Brêda,Mércia Zeviani Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza Melo,Givânya Bezerra de Leite,Alana de Araujo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Patricia Maria da Silva Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de Brêda,Mércia Zeviani Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza Melo,Givânya Bezerra de Leite,Alana de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno Autístico Autocuidado Enfermagem Processos de Enfermagem |
topic |
Transtorno Autístico Autocuidado Enfermagem Processos de Enfermagem |
description |
Resumo Objetivos: Aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado, de Dorothea Orem, e utilizar a Social Stories como ferramenta de aprendizagem aliada à teoria do autocuidado pela criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com a mãe acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado no banho, na escovação dos dentes e na higienização após as eliminações intestinais. Conclusão: A associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado pela criança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20170022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.21 n.1 2017 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123530182656 |