Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Patricia Maria da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de, Brêda,Mércia Zeviani, Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza, Melo,Givânya Bezerra de, Leite,Alana de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221
Resumo: Resumo Objetivos: Aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado, de Dorothea Orem, e utilizar a Social Stories como ferramenta de aprendizagem aliada à teoria do autocuidado pela criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com a mãe acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado no banho, na escovação dos dentes e na higienização após as eliminações intestinais. Conclusão: A associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado pela criança.
id UFRJ-4_e96d0e35c5d79838a0e436c39d0af65b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452017000100221
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social StoriesTranstorno AutísticoAutocuidadoEnfermagemProcessos de EnfermagemResumo Objetivos: Aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado, de Dorothea Orem, e utilizar a Social Stories como ferramenta de aprendizagem aliada à teoria do autocuidado pela criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com a mãe acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado no banho, na escovação dos dentes e na higienização após as eliminações intestinais. Conclusão: A associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado pela criança.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221Escola Anna Nery v.21 n.1 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170022info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Patricia Maria da SilvaAlbuquerque,Maria Cicera dos Santos deBrêda,Mércia ZevianiBittencourt,Ivanise Gomes de SouzaMelo,Givânya Bezerra deLeite,Alana de Araujopor2017-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000100221Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-02-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
title Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
spellingShingle Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
Rodrigues,Patricia Maria da Silva
Transtorno Autístico
Autocuidado
Enfermagem
Processos de Enfermagem
title_short Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
title_full Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
title_fullStr Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
title_full_unstemmed Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
title_sort Autocuidado da criança com espectro autista por meio das Social Stories
author Rodrigues,Patricia Maria da Silva
author_facet Rodrigues,Patricia Maria da Silva
Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de
Brêda,Mércia Zeviani
Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza
Melo,Givânya Bezerra de
Leite,Alana de Araujo
author_role author
author2 Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de
Brêda,Mércia Zeviani
Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza
Melo,Givânya Bezerra de
Leite,Alana de Araujo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Patricia Maria da Silva
Albuquerque,Maria Cicera dos Santos de
Brêda,Mércia Zeviani
Bittencourt,Ivanise Gomes de Souza
Melo,Givânya Bezerra de
Leite,Alana de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Autístico
Autocuidado
Enfermagem
Processos de Enfermagem
topic Transtorno Autístico
Autocuidado
Enfermagem
Processos de Enfermagem
description Resumo Objetivos: Aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado, de Dorothea Orem, e utilizar a Social Stories como ferramenta de aprendizagem aliada à teoria do autocuidado pela criança com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com a mãe acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado no banho, na escovação dos dentes e na higienização após as eliminações intestinais. Conclusão: A associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado pela criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000100221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20170022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.21 n.1 2017
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123530182656