Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400679 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Compreender o significado da revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana para o adolescente. Métodos: Investigação fenomenológica fundamentada no referencial teórico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolveu-se uma entrevista fenomenológica com 12 adolescentes, em serviço especializado de um hospital universitário do Sul do Brasil, no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Resultados: Constituíram-se duas unidades de significação: Saber do diagnóstico antes de alguém lhe contar, mesmo sem entender, até a família e/ou profissionais da saúde explicar. Saber como ocorreu à transmissão do vírus e que precisa de tratamento; Ser uma pessoa normal, o diferente é o vírus, ter que tomar os remédios e ir ao hospital. Essas unidades de significação foram o fio condutor da interpretação, que desvelaram os sentidos. Conclusão: O enfermeiro tem a possibilidade de desencadear o movimento vivido por meio das consultas e grupos com esses adolescentes. |
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