Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano

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Autor(a) principal: Brum,Crhis Netto de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paula,Cristiane Cardoso de, Padoin,Stela Maris de Mello, Souza,Ivis Emilia de Oliveira, Neves,Eliane Tatsch, Zuge,Samuel Spiegelberg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400679
Resumo: Resumo Objetivo: Compreender o significado da revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana para o adolescente. Métodos: Investigação fenomenológica fundamentada no referencial teórico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolveu-se uma entrevista fenomenológica com 12 adolescentes, em serviço especializado de um hospital universitário do Sul do Brasil, no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Resultados: Constituíram-se duas unidades de significação: Saber do diagnóstico antes de alguém lhe contar, mesmo sem entender, até a família e/ou profissionais da saúde explicar. Saber como ocorreu à transmissão do vírus e que precisa de tratamento; Ser uma pessoa normal, o diferente é o vírus, ter que tomar os remédios e ir ao hospital. Essas unidades de significação foram o fio condutor da interpretação, que desvelaram os sentidos. Conclusão: O enfermeiro tem a possibilidade de desencadear o movimento vivido por meio das consultas e grupos com esses adolescentes.
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