Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas. Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras. Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva. Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país. |
id |
UFRJ-4_f2b67bc5acb9900536f345e7f45fafb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452015000100011 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantaçãoEnfermagemEducação de Pós-GraduaçãoHistória da Enfermagem Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas. Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras. Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva. Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país. Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011Escola Anna Nery v.19 n.1 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150002info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Ana Lia Trindade MartinsAperibense,Pacita Geovana Gama de SousaAlmeida Filho,Antonio José dePeres,Maria Angélica de Almeidapor2015-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000100011Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2015-03-16T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
title |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
spellingShingle |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação Mendes,Ana Lia Trindade Martins Enfermagem Educação de Pós-Graduação História da Enfermagem |
title_short |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
title_full |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
title_fullStr |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
title_full_unstemmed |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
title_sort |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação |
author |
Mendes,Ana Lia Trindade Martins |
author_facet |
Mendes,Ana Lia Trindade Martins Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa Almeida Filho,Antonio José de Peres,Maria Angélica de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa Almeida Filho,Antonio José de Peres,Maria Angélica de Almeida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes,Ana Lia Trindade Martins Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa Almeida Filho,Antonio José de Peres,Maria Angélica de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação de Pós-Graduação História da Enfermagem |
topic |
Enfermagem Educação de Pós-Graduação História da Enfermagem |
description |
Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas. Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras. Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva. Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20150002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.19 n.1 2015 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122647281664 |