Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Ana Lia Trindade Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa, Almeida Filho,Antonio José de, Peres,Maria Angélica de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011
Resumo: Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas. Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras. Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva. Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país.
id UFRJ-4_f2b67bc5acb9900536f345e7f45fafb2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452015000100011
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantaçãoEnfermagemEducação de Pós-GraduaçãoHistória da Enfermagem Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas. Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras. Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva. Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país. Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011Escola Anna Nery v.19 n.1 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150002info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Ana Lia Trindade MartinsAperibense,Pacita Geovana Gama de SousaAlmeida Filho,Antonio José dePeres,Maria Angélica de Almeidapor2015-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000100011Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2015-03-16T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
title Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
spellingShingle Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
Mendes,Ana Lia Trindade Martins
Enfermagem
Educação de Pós-Graduação
História da Enfermagem
title_short Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
title_full Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
title_fullStr Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
title_full_unstemmed Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
title_sort Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação
author Mendes,Ana Lia Trindade Martins
author_facet Mendes,Ana Lia Trindade Martins
Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Peres,Maria Angélica de Almeida
author_role author
author2 Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Peres,Maria Angélica de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Ana Lia Trindade Martins
Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Peres,Maria Angélica de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação de Pós-Graduação
História da Enfermagem
topic Enfermagem
Educação de Pós-Graduação
História da Enfermagem
description Objetivo: Analisar as características iniciais do primeiro curso de mestrado em enfermagem do Brasil; discutir as dificuldades enfrentadas para atender às novas exigências acadêmicas. Métodos: Estudo histórico-social. As fontes primárias foram documentos escritos e entrevistas com ex-alunas e ex-professoras do referido curso. Os conceitos teóricos utilizados para análise são os de universidade e as três gerações de pesquisadoras. Resultados: Quanto às características destaca-se: ministrado por docentes capacitados no exterior, currículo voltado às experiências teóricas e teórico-práticas, direcionado para formação didática e pedagógica. Dentre as dificuldades, ressalta-se: falta de docentes qualificados para lecionar, ausência de disciplinas para a formação crítica e reflexiva. Conclusão: No princípio de 1970, a EEAN enfrentou o desafio de implantar um curso em nível de pós-graduação stricto sensu. Apesar das dificuldades, em 1975, a EEAN formou as nove primeiras mestras em Enfermagem contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20150002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.19 n.1 2015
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122647281664