Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261 |
Resumo: | RESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem. |
id |
UFRJ-4_f834384320fb0fe96de5cd14cb80ca9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000100261 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétricaEducação em EnfermagemEducação em SaúdeGravidezRecursos AudiovisuaisRessuscitação CardiopulmonarRESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0466ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia Muniz,Marcela LoureneGalindo Neto,Nelson MiguelSá,Guilherme Guarino de MouraPereira,Juliana de Castro NunesNascimento,Marilene Cordeiro doSantos,Carmina Silva dospor2022-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100261Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-04-29T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
title |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
spellingShingle |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica Correia Muniz,Marcela Lourene Educação em Enfermagem Educação em Saúde Gravidez Recursos Audiovisuais Ressuscitação Cardiopulmonar |
title_short |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
title_full |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
title_fullStr |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
title_sort |
Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica |
author |
Correia Muniz,Marcela Lourene |
author_facet |
Correia Muniz,Marcela Lourene Galindo Neto,Nelson Miguel Sá,Guilherme Guarino de Moura Pereira,Juliana de Castro Nunes Nascimento,Marilene Cordeiro do Santos,Carmina Silva dos |
author_role |
author |
author2 |
Galindo Neto,Nelson Miguel Sá,Guilherme Guarino de Moura Pereira,Juliana de Castro Nunes Nascimento,Marilene Cordeiro do Santos,Carmina Silva dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia Muniz,Marcela Lourene Galindo Neto,Nelson Miguel Sá,Guilherme Guarino de Moura Pereira,Juliana de Castro Nunes Nascimento,Marilene Cordeiro do Santos,Carmina Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Educação em Saúde Gravidez Recursos Audiovisuais Ressuscitação Cardiopulmonar |
topic |
Educação em Enfermagem Educação em Saúde Gravidez Recursos Audiovisuais Ressuscitação Cardiopulmonar |
description |
RESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0466pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126322540544 |