Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Vilma de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200024
Resumo: Temática: Trata de trabalho sobre o conhecimento geral e específico no interesse da Enfermagem - ensino e prática da arte de cuidar, com implicações para aspectos destacados de investigar a realidade e buscar respostas relativas à construção científica. Objetivo: Clarear definições pertinentes ao saber, ao conhecimento em si e à investigação na enfermagem. Metodologia discursiva com abordagem filosófica no que concerne a proposições e argumentos quanto aos aspectos teóricos e práticos que abrangem o saber, a consciência (subjetividade) e a realidade (objeto estudado), no plano do pensamento e do conhecimento científico. Na análise dos aspectos destacados, alguns conceitos epistemológicos servem para conferir questões do saber profissional e da ciência enquanto correlacionadas à prática do ensino e da assistência na enfermagem. A problemática do conhecimento geral e específico condiz não só com dificuldades conceituais e de domínio do conhecimento em si, mas também com a experiência de formar a consciência crítica e a competência profissional frente aos desafios da prática total da enfermagem - ensino, pesquisa e extensão/assistência, com repercussões para a formação do perfil profissional na área da enfermagem.
id UFRJ-4_ffbd1d8445ee8fb72cbe0bc0c2e4e9b9
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452007000200024
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da EnfermagemEnfermagemEpistemologiaPrática ProfissionalEducação em EnfermagemTemática: Trata de trabalho sobre o conhecimento geral e específico no interesse da Enfermagem - ensino e prática da arte de cuidar, com implicações para aspectos destacados de investigar a realidade e buscar respostas relativas à construção científica. Objetivo: Clarear definições pertinentes ao saber, ao conhecimento em si e à investigação na enfermagem. Metodologia discursiva com abordagem filosófica no que concerne a proposições e argumentos quanto aos aspectos teóricos e práticos que abrangem o saber, a consciência (subjetividade) e a realidade (objeto estudado), no plano do pensamento e do conhecimento científico. Na análise dos aspectos destacados, alguns conceitos epistemológicos servem para conferir questões do saber profissional e da ciência enquanto correlacionadas à prática do ensino e da assistência na enfermagem. A problemática do conhecimento geral e específico condiz não só com dificuldades conceituais e de domínio do conhecimento em si, mas também com a experiência de formar a consciência crítica e a competência profissional frente aos desafios da prática total da enfermagem - ensino, pesquisa e extensão/assistência, com repercussões para a formação do perfil profissional na área da enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200024Escola Anna Nery v.11 n.2 2007reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452007000200024info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Vilma depor2009-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452007000200024Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2009-11-30T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
title Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
spellingShingle Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
Carvalho,Vilma de
Enfermagem
Epistemologia
Prática Profissional
Educação em Enfermagem
title_short Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
title_full Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
title_fullStr Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
title_full_unstemmed Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
title_sort Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
author Carvalho,Vilma de
author_facet Carvalho,Vilma de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Vilma de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Epistemologia
Prática Profissional
Educação em Enfermagem
topic Enfermagem
Epistemologia
Prática Profissional
Educação em Enfermagem
description Temática: Trata de trabalho sobre o conhecimento geral e específico no interesse da Enfermagem - ensino e prática da arte de cuidar, com implicações para aspectos destacados de investigar a realidade e buscar respostas relativas à construção científica. Objetivo: Clarear definições pertinentes ao saber, ao conhecimento em si e à investigação na enfermagem. Metodologia discursiva com abordagem filosófica no que concerne a proposições e argumentos quanto aos aspectos teóricos e práticos que abrangem o saber, a consciência (subjetividade) e a realidade (objeto estudado), no plano do pensamento e do conhecimento científico. Na análise dos aspectos destacados, alguns conceitos epistemológicos servem para conferir questões do saber profissional e da ciência enquanto correlacionadas à prática do ensino e da assistência na enfermagem. A problemática do conhecimento geral e específico condiz não só com dificuldades conceituais e de domínio do conhecimento em si, mas também com a experiência de formar a consciência crítica e a competência profissional frente aos desafios da prática total da enfermagem - ensino, pesquisa e extensão/assistência, com repercussões para a formação do perfil profissional na área da enfermagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452007000200024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452007000200024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.11 n.2 2007
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119470096384