Do animal que fui ao que um dia serei: diálogos com El animal sobre la piedra, de Daniela Tarazona
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alea (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63250 |
Resumo: | A narrativa de uma jovem mulher que, após experimentar dolorosas perdas em sua família, parte em uma viagem rumo ao desconhecido e lá passa a viver uma estranha mutação, vindo a transformar-se em réptil, é o assunto do romance El animal sobre la piedra, de Daniela Tarazona, publicado originalmente em 2008. A metamorfose da protagonista provoca a discussão sobre monstruosidade e normalidade, cisão que marca a nossa culturaocidental e que também é objeto das reflexões de Michel Foucault em Os anormais. O “monstro” constitui, para Foucault, a primeira das “figuras” ou “círculos” enquadrados no conceito de “anormais”, ideia que ganha uma configuração mais precisa no século XIX. Além de Foucault, interessam para a leitura proposta os conceitos de rostificação e de corpo vivo, desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e de metamorfose, trabalhados por Emanuelle Coccia e Caroline Bynum. Para Emanuelle Coccia, a metamorfose é um fenômeno biológico que abarca os antecedentes tanto do humano como do não-humano. O corpo humano, em seu processo histórico, já foi o de um primata e este, por sua vez, também viveu outras formas de vida anteriores. Desse modo, o presente estudo procura desarticular a oposição construída entre humanos e animais percebendo como a animalidade sempre constituiu uma tomada negativa no âmbito do antropoceno. |
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Do animal que fui ao que um dia serei: diálogos com El animal sobre la piedra, de Daniela TarazonaA narrativa de uma jovem mulher que, após experimentar dolorosas perdas em sua família, parte em uma viagem rumo ao desconhecido e lá passa a viver uma estranha mutação, vindo a transformar-se em réptil, é o assunto do romance El animal sobre la piedra, de Daniela Tarazona, publicado originalmente em 2008. A metamorfose da protagonista provoca a discussão sobre monstruosidade e normalidade, cisão que marca a nossa culturaocidental e que também é objeto das reflexões de Michel Foucault em Os anormais. O “monstro” constitui, para Foucault, a primeira das “figuras” ou “círculos” enquadrados no conceito de “anormais”, ideia que ganha uma configuração mais precisa no século XIX. Além de Foucault, interessam para a leitura proposta os conceitos de rostificação e de corpo vivo, desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e de metamorfose, trabalhados por Emanuelle Coccia e Caroline Bynum. Para Emanuelle Coccia, a metamorfose é um fenômeno biológico que abarca os antecedentes tanto do humano como do não-humano. O corpo humano, em seu processo histórico, já foi o de um primata e este, por sua vez, também viveu outras formas de vida anteriores. Desse modo, o presente estudo procura desarticular a oposição construída entre humanos e animais percebendo como a animalidade sempre constituiu uma tomada negativa no âmbito do antropoceno.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63250Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print1807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63250/40288Nascimento, Naira de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T15:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63250Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2024-03-12T15:19:10Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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