Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alea (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/48382 |
Resumo: | Poetamenos, o principal precursor do concretismo no Brasil, é uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie, de Anton Webern. Trata-se de uma série de seis poemas, elaborados por Augusto de Campos entre 1952 e 1953. A transcriação da técnica serial musical está relacionada ao fim do ciclo histórico do verso e fornece à “linha evolutiva” preconizada pelos concretistas um modelo e um método criativo rigorosos. Em nossa argumentação, Poetamenos revela: (i) uma compreensão dialética da tensão som-silêncio através da fragmentação, dispersão e acúmulo de letras, sílabas e estruturas lexicais; (ii) o rigor formal e metodológico elaborado por Webern; (iii) os efeitos do serialismo weberniano nos anos 1950, cuja entrada no Brasil deve-se a Hans-Joachim Koellreutter. Também concluímos que o uso de procedimentos gráfico-espaciais, plurilíngues e policromáticos, no Poetamenos, não possui uma precisa correspondência com componentes composicionais do serialismo, nem com qualquer das obras de Webern, em particular, como muitos autores defendem. |
id |
UFRJ-5_909719fc63d09ff1a509ea6f3f9dbc54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48382 |
network_acronym_str |
UFRJ-5 |
network_name_str |
Alea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von WebernPoetamenos, o principal precursor do concretismo no Brasil, é uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie, de Anton Webern. Trata-se de uma série de seis poemas, elaborados por Augusto de Campos entre 1952 e 1953. A transcriação da técnica serial musical está relacionada ao fim do ciclo histórico do verso e fornece à “linha evolutiva” preconizada pelos concretistas um modelo e um método criativo rigorosos. Em nossa argumentação, Poetamenos revela: (i) uma compreensão dialética da tensão som-silêncio através da fragmentação, dispersão e acúmulo de letras, sílabas e estruturas lexicais; (ii) o rigor formal e metodológico elaborado por Webern; (iii) os efeitos do serialismo weberniano nos anos 1950, cuja entrada no Brasil deve-se a Hans-Joachim Koellreutter. Também concluímos que o uso de procedimentos gráfico-espaciais, plurilíngues e policromáticos, no Poetamenos, não possui uma precisa correspondência com componentes composicionais do serialismo, nem com qualquer das obras de Webern, em particular, como muitos autores defendem.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/4838210.1590/1517-106X/2021233249275Alea: Estudos Neolatinos; v. 23 n. 3 (2021); 249-275Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 23 No. 3 (2021); 249-275Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 23 Núm. 3 (2021); 249-2751807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/48382/26078Copyright (c) 2021 Alea: Estudos Neolatinosinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, JoãoFernandes, Ana LuizaCastello Branco, Marta2021-12-07T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/48382Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2021-12-07T18:32:19Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
title |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
spellingShingle |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern Queiroz, João |
title_short |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
title_full |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
title_fullStr |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
title_full_unstemmed |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
title_sort |
Poetamenos de Augusto de Campos: uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern |
author |
Queiroz, João |
author_facet |
Queiroz, João Fernandes, Ana Luiza Castello Branco, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Ana Luiza Castello Branco, Marta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, João Fernandes, Ana Luiza Castello Branco, Marta |
description |
Poetamenos, o principal precursor do concretismo no Brasil, é uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie, de Anton Webern. Trata-se de uma série de seis poemas, elaborados por Augusto de Campos entre 1952 e 1953. A transcriação da técnica serial musical está relacionada ao fim do ciclo histórico do verso e fornece à “linha evolutiva” preconizada pelos concretistas um modelo e um método criativo rigorosos. Em nossa argumentação, Poetamenos revela: (i) uma compreensão dialética da tensão som-silêncio através da fragmentação, dispersão e acúmulo de letras, sílabas e estruturas lexicais; (ii) o rigor formal e metodológico elaborado por Webern; (iii) os efeitos do serialismo weberniano nos anos 1950, cuja entrada no Brasil deve-se a Hans-Joachim Koellreutter. Também concluímos que o uso de procedimentos gráfico-espaciais, plurilíngues e policromáticos, no Poetamenos, não possui uma precisa correspondência com componentes composicionais do serialismo, nem com qualquer das obras de Webern, em particular, como muitos autores defendem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/48382 10.1590/1517-106X/2021233249275 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/48382 |
identifier_str_mv |
10.1590/1517-106X/2021233249275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/48382/26078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alea: Estudos Neolatinos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alea: Estudos Neolatinos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos; v. 23 n. 3 (2021); 249-275 Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 23 No. 3 (2021); 249-275 Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 23 Núm. 3 (2021); 249-275 1807-0299 1517-106X reponame:Alea (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Alea (Online) |
collection |
Alea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com |
_version_ |
1799769998817755136 |