Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pressler, Gunter Karl
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Takakura, Sandra Mina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alea (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/22602
Resumo: O poeta Max Martins (1926-2009) estabeleceu em sua obra diálogos intensos com outras culturas, particularmente com a da Ásia. Já a assinatura dos seus poemas, que lembra um ideograma/logogram, aponta para uma síntese minimalista de toda obra como uma construção poética entre o Ocidente e o Oriente – este último compreendido como construção discursiva de inúmeras Ásias. Nosso artigo parte da obra de Max Martins, no contexto da poesia moderna, e da obra do grupo Sankai Juku (fundado 1975), no contexto da dança teatral Butoh, que teve o seu início na segunda metade do século XX, a fim de encontrar e ressaltar o ponto de convergência no movimento minimalista da linguagem artística dos corpos, na poesia e na dança-teatro. A interpretação comparativa visa significar a linguagem artística do espaço em branco e o preenchimento à tinta preta no papel, na poesia, e os corpos brancos em um fundo escuro de um palco construído e adaptado à materialidade/corporalidade no Butoh.
id UFRJ-5_e0dd5844e88cb9436822646f067ee5ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22602
network_acronym_str UFRJ-5
network_name_str Alea (Online)
repository_id_str
spelling Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai JukuO poeta Max Martins (1926-2009) estabeleceu em sua obra diálogos intensos com outras culturas, particularmente com a da Ásia. Já a assinatura dos seus poemas, que lembra um ideograma/logogram, aponta para uma síntese minimalista de toda obra como uma construção poética entre o Ocidente e o Oriente – este último compreendido como construção discursiva de inúmeras Ásias. Nosso artigo parte da obra de Max Martins, no contexto da poesia moderna, e da obra do grupo Sankai Juku (fundado 1975), no contexto da dança teatral Butoh, que teve o seu início na segunda metade do século XX, a fim de encontrar e ressaltar o ponto de convergência no movimento minimalista da linguagem artística dos corpos, na poesia e na dança-teatro. A interpretação comparativa visa significar a linguagem artística do espaço em branco e o preenchimento à tinta preta no papel, na poesia, e os corpos brancos em um fundo escuro de um palco construído e adaptado à materialidade/corporalidade no Butoh.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/2260210.1590/1517-106X/203149178Alea: Estudos Neolatinos; v. 20 n. 3 (2018); 149-178Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 No. 3 (2018); 149-178Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 Núm. 3 (2018); 149-1781807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/22602/12705Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPressler, Gunter KarlTakakura, Sandra Mina2019-01-10T21:13:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22602Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2019-01-10T21:13:39Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
title Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
spellingShingle Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
Pressler, Gunter Karl
title_short Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
title_full Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
title_fullStr Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
title_full_unstemmed Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
title_sort Da página ao palco – a arte minimalista do corpo em Max Martins e Sankai Juku
author Pressler, Gunter Karl
author_facet Pressler, Gunter Karl
Takakura, Sandra Mina
author_role author
author2 Takakura, Sandra Mina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pressler, Gunter Karl
Takakura, Sandra Mina
description O poeta Max Martins (1926-2009) estabeleceu em sua obra diálogos intensos com outras culturas, particularmente com a da Ásia. Já a assinatura dos seus poemas, que lembra um ideograma/logogram, aponta para uma síntese minimalista de toda obra como uma construção poética entre o Ocidente e o Oriente – este último compreendido como construção discursiva de inúmeras Ásias. Nosso artigo parte da obra de Max Martins, no contexto da poesia moderna, e da obra do grupo Sankai Juku (fundado 1975), no contexto da dança teatral Butoh, que teve o seu início na segunda metade do século XX, a fim de encontrar e ressaltar o ponto de convergência no movimento minimalista da linguagem artística dos corpos, na poesia e na dança-teatro. A interpretação comparativa visa significar a linguagem artística do espaço em branco e o preenchimento à tinta preta no papel, na poesia, e os corpos brancos em um fundo escuro de um palco construído e adaptado à materialidade/corporalidade no Butoh.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/22602
10.1590/1517-106X/203149178
url https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/22602
identifier_str_mv 10.1590/1517-106X/203149178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/22602/12705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Alea: Estudos Neolatinos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
dc.source.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos; v. 20 n. 3 (2018); 149-178
Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 No. 3 (2018); 149-178
Alea: Estudos Neolatinos; Vol. 20 Núm. 3 (2018); 149-178
1807-0299
1517-106X
reponame:Alea (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Alea (Online)
collection Alea (Online)
repository.name.fl_str_mv Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com
_version_ 1799769998086897664