Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,José Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa,Domingos Sávio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852011000100005
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a QV de professores de educação física. MÉTODO: Quantitativo e de corte transversal. Uma amostra de 200 professores preencheu voluntariamente o termo de consentimento, o questionário sociodemográfico e o MOS (SF-36). Foi aplicado o teste não paramétrico da mediana de Mood, com 95% de confiabilidade. RESULTADOS: Os domínios que tiveram associação significativa com o sexo foram dor, capacidade funcional e saúde mental. As dimensões correlacionadas com a idade foram a capacidade funcional e os aspectos físicos. CONCLUSÃO: A presença de quadra na escola foi um fator positivo para a QV dos professores, ao contrário do tempo de docência.
id UFRJ-6_6ae2eb873752c01eb03658ea9cf43181
oai_identifier_str oai:scielo:S0047-20852011000100005
network_acronym_str UFRJ-6
network_name_str Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação físicaQualidade de vidaSF-36educador físicoOBJETIVO: Avaliar a QV de professores de educação física. MÉTODO: Quantitativo e de corte transversal. Uma amostra de 200 professores preencheu voluntariamente o termo de consentimento, o questionário sociodemográfico e o MOS (SF-36). Foi aplicado o teste não paramétrico da mediana de Mood, com 95% de confiabilidade. RESULTADOS: Os domínios que tiveram associação significativa com o sexo foram dor, capacidade funcional e saúde mental. As dimensões correlacionadas com a idade foram a capacidade funcional e os aspectos físicos. CONCLUSÃO: A presença de quadra na escola foi um fator positivo para a QV dos professores, ao contrário do tempo de docência.Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852011000100005Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.60 n.1 2011reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S0047-20852011000100005info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,José CarlosCosta,Domingos Sávio dapor2011-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0047-20852011000100005Revistahttp://portalrev.enfermagem.bvs.br/index.php?issn=0047-2085&lang=ptONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@ipub.ufrj.br1982-02080047-2085opendoar:2011-03-31T00:00Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
title Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
spellingShingle Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
Souza,José Carlos
Qualidade de vida
SF-36
educador físico
title_short Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
title_full Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
title_fullStr Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
title_full_unstemmed Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
title_sort Qualidade de vida de uma amostra de profissionais de educação física
author Souza,José Carlos
author_facet Souza,José Carlos
Costa,Domingos Sávio da
author_role author
author2 Costa,Domingos Sávio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,José Carlos
Costa,Domingos Sávio da
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida
SF-36
educador físico
topic Qualidade de vida
SF-36
educador físico
description OBJETIVO: Avaliar a QV de professores de educação física. MÉTODO: Quantitativo e de corte transversal. Uma amostra de 200 professores preencheu voluntariamente o termo de consentimento, o questionário sociodemográfico e o MOS (SF-36). Foi aplicado o teste não paramétrico da mediana de Mood, com 95% de confiabilidade. RESULTADOS: Os domínios que tiveram associação significativa com o sexo foram dor, capacidade funcional e saúde mental. As dimensões correlacionadas com a idade foram a capacidade funcional e os aspectos físicos. CONCLUSÃO: A presença de quadra na escola foi um fator positivo para a QV dos professores, ao contrário do tempo de docência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852011000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852011000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0047-20852011000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.60 n.1 2011
reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
collection Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@ipub.ufrj.br
_version_ 1750128245728083968