Construção e validação da Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852017000200065 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Construir e validar a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE). Métodos Trata-se de um estudo metodológico, realizado seguindo-se procedimentos teóricos: painel de juízes e estudo-piloto; experimentais, por meio de coleta com 201 crianças de seis a 12 anos; e estatísticos, com validação de construto testada por meio do Modelo Rasch e alfa de Cronbach. Resultados Na análise do painel de juízes quanto a clareza e representatividade, cinco itens foram excluídos e, após o teste-piloto, um item foi excluído, chegando a uma versão preliminar da EISPE de 23 itens, avaliando seis aspectos. O Modelo Rasch apresentou a EISPE como unidimensional, com a maior parte dos itens ajustados ao modelo, exceto quatro deles que apresentaram valores de correlação item-total abaixo de 0,2, e outros dois que apresentaram funcionamento diferencial conforme o sexo das crianças: A confiabilidade dos itens foi 0,97, e o valor do alfa de Cronbach, de 0,67. Conclusão A versão preliminar da EISPE apresentou qualidades psicométricas satisfatórias, o que sugere que esta é confiável para identificar sintomas psicopatológicos relacionados a ansiedade, humor, condutas sociais, atenção/atividade motora, padrões alimentares e uso/abuso de substâncias psicoativas em crianças com idades entre seis e 12 anos. |
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Construção e validação da Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE)Criançapsicopatologiatranstornos mentais da infânciasintomas psíquicospsicometria.RESUMO Objetivo Construir e validar a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE). Métodos Trata-se de um estudo metodológico, realizado seguindo-se procedimentos teóricos: painel de juízes e estudo-piloto; experimentais, por meio de coleta com 201 crianças de seis a 12 anos; e estatísticos, com validação de construto testada por meio do Modelo Rasch e alfa de Cronbach. Resultados Na análise do painel de juízes quanto a clareza e representatividade, cinco itens foram excluídos e, após o teste-piloto, um item foi excluído, chegando a uma versão preliminar da EISPE de 23 itens, avaliando seis aspectos. O Modelo Rasch apresentou a EISPE como unidimensional, com a maior parte dos itens ajustados ao modelo, exceto quatro deles que apresentaram valores de correlação item-total abaixo de 0,2, e outros dois que apresentaram funcionamento diferencial conforme o sexo das crianças: A confiabilidade dos itens foi 0,97, e o valor do alfa de Cronbach, de 0,67. Conclusão A versão preliminar da EISPE apresentou qualidades psicométricas satisfatórias, o que sugere que esta é confiável para identificar sintomas psicopatológicos relacionados a ansiedade, humor, condutas sociais, atenção/atividade motora, padrões alimentares e uso/abuso de substâncias psicoativas em crianças com idades entre seis e 12 anos.Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852017000200065Jornal Brasileiro de Psiquiatria v.66 n.2 2017reponame:Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/0047-2085000000152info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt,Marina NolliVargas,Divane depor2017-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S0047-20852017000200065Revistahttp://portalrev.enfermagem.bvs.br/index.php?issn=0047-2085&lang=ptONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@ipub.ufrj.br1982-02080047-2085opendoar:2017-07-28T00:00Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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