Comportamento alimentar e imagem corporal em universitários da área de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Mariana Martins dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moura,Patrícia Soares de, Flauzino,Pabyle Alves, Alvarenga,Marle dos Santos, Arruda,Soraia Pinheiro Machado, Carioca,Antonio Augusto Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852021000200126
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar a associação da imagem corporal e o comportamento alimentar de universitários de uma capital do Nordeste do Brasil. Métodos Participaram da pesquisa universitários (n = 1570) da área da saúde de ambos os sexos, de quatro instituições de ensino superior. As dimensões da imagem corporal (i.e., perceptiva e atitudinal) foram avaliadas por meio da Escala de Silhuetas para adultos brasileiros; e o comportamento alimentar por meio da versão brasileira do Dutch Eating Behavior Questionnaire (DEBQ). Para a avaliação do estado nutricional, foram coletados peso corporal e estatura de modo autorreportado. A análise de associação foi feita pela regressão linear múltipla, após estratificação por sexo. Resultados Notou-se maior prevalência de universitárias do sexo feminino (72,9%), com idade média de 21,8 (DP = 4,1) anos. Foi encontrada associação entre percepção e (in)satisfação corporal com o comportamento alimentar em ambos os sexos. As mulheres que superestimaram o tamanho corporal obtiveram associação inversa com a dimensão alimentar restritiva (p = 0,001); e as insatisfeitas por magreza, associação direta entre alimentação restritiva; e inversa com o comportamento emocional (p < 0,001). Os homens que superestimaram seu tamanho corporal evidenciaram associação direta com a alimentação emocional; e entre os insatisfeitos por excesso de peso houve associação direta com a dimensão emocional (p = 0,032) e global (p = 0,046) do comportamento alimentar. Conclusões O presente estudo demonstra que a imagem corporal negativa, considerando as duas dimensões avaliadas (i.e., perceptiva e atitudinal), foi associada ao comportamento alimentar entre universitários de ambos os sexos.
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