Sintomas de ansiedade generalizada entre estudantes de graduação: prevalência, fatores associados e possíveis consequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,José Pilla de Azevedo e
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Demenech,Lauro Miranda, Dumith,Samuel C., Neiva-Silva,Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852022000300193
Resumo: RESUMO Objetivo Medir a prevalência de sintomatologia ansiosa entre estudantes de graduação de uma universidade pública no Sul do Brasil, seus fatores associados e possíveis consequências. Métodos Trata-se de um estudo transversal com uma amostra aleatória de graduandos, realizado em 2019. Foi utilizado um questionário com questões sociodemográficas, acadêmicas e de saúde mental e física. Sintomas de ansiedade generalizada foram avaliados por meio do Generalized Anxiety Disorder – 7 (GAD-7). Fatores associados e possíveis consequências foram analisados por meio da regressão de Poisson com ajuste robusto da variância. Resultados Entre os 994 participantes, a prevalência de sintomas de ansiedade generalizada severa foi de 30,9% (IC 95%: 27,9%-33,9%). As variáveis independentemente associadas a sintomas de ansiedade generalizada foram: sexo feminino, orientação não heterossexual, sentir muito/muitíssimo medo de violência no bairro e perceber como difícil o acesso a serviço psicológico. Possuir alto nível de suporte social e apresentar algum nível de atividade física foi considerado fator de proteção para o desfecho. Possíveis consequências dos sintomas de ansiedade generalizada foram: pior qualidade de sono, utilizar algum medicamento sem prescrição nos últimos 30 dias e ser classificado como risco de suicídio moderado/severo. Conclusões Esses resultados demonstram a necessidade de um olhar mais atento para alguns subgrupos populacionais. Recomenda-se a implementação de intervenções psicológicas que incluam um número maior de indivíduos simultaneamente (como a criação de grupos terapêuticos), com o intuito de reduzir a carga de ansiedade no contexto universitário. O fortalecimento do setor de assistência estudantil da universidade também se torna uma importante possibilidade de melhora para esse cenário.
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