Atividades participativas em grupos de educação em saúde para doentes crônicos
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000200200 |
Resumo: | O Ministério da Saúde propôs a realização de grupos de educação em saúde para os portadores de hipertensão e diabetes. Apesar de essa prática ser executada em várias localidades, muitas vezes ela apresenta uma série de limitações. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores que contribuem para a presença de estratégias participativas em grupos realizados para portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de delineamento transversal realizada com os profissionais da Estratégia Saúde da Família do município de Campo Mourão, Paraná. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário aplicado com os profissionais. Os resultados revelaram que a abertura ao saber dos usuários e o trabalho multiprofissional constituem estratégias fundamentais para tornar os grupos de educação em saúde espaços de troca e construção compartilhada de saberes. |
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