A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemkuhl,Isabel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza,Maria Vitória Cordeiro de, Cascaes,Andreia Morales, Bastos,João Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000300336
Resumo: Resumo Visando diminuir impactos negativos dos agravos bucais, intervenções educativas em saúde bucal têm sido propostas e avaliadas. Entretanto, a efetividade das iniciativas publicadas a partir de 2004 ainda não constituiu objeto de escrutínio acadêmico. Este trabalho objetivou revisar as intervenções educativas e estimar seu impacto sobre as condições de saúde bucal. Consultou-se a base de dados MEDLINE via PubMed, com termos livres e controlados, para identificar intervenções educativas publicadas no período de 2003 a 2013. Analisaram-se e sintetizaram-se qualitativamente os resultados dos estudos originais. Nos 37 estudos revisados, observou-se que as intervenções produziram resultados clínicos inconsistentes em curto prazo, incluindo a redução de placa bacteriana (melhor resultado [MR] -88,9%; pior resultado [PR] +29,7%), sangramento gengival (MR -77,8%; PR +72,2%) e menor incremento de cárie (MR -39,5%; PR +961,1%) e de cálculo dentário (+16,2%). Por sua vez, houve maior redução dos desfechos avaliados, quando os participantes receberam acompanhamento clínico intensivo, sugerindo que este é um aspecto importante das intervenções. De modo semelhante às revisões prévias da literatura, observou-se que as intervenções educativas para prevenção, controle ou redução de agravos bucais não apresentaram efeitos consistentes.
id UFRJ-7_0700f38ffb16042585a5728c98c8e68b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2015000300336
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literaturaeducação em saúdepromoção da saúdesaúde bucalrevisãoResumo Visando diminuir impactos negativos dos agravos bucais, intervenções educativas em saúde bucal têm sido propostas e avaliadas. Entretanto, a efetividade das iniciativas publicadas a partir de 2004 ainda não constituiu objeto de escrutínio acadêmico. Este trabalho objetivou revisar as intervenções educativas e estimar seu impacto sobre as condições de saúde bucal. Consultou-se a base de dados MEDLINE via PubMed, com termos livres e controlados, para identificar intervenções educativas publicadas no período de 2003 a 2013. Analisaram-se e sintetizaram-se qualitativamente os resultados dos estudos originais. Nos 37 estudos revisados, observou-se que as intervenções produziram resultados clínicos inconsistentes em curto prazo, incluindo a redução de placa bacteriana (melhor resultado [MR] -88,9%; pior resultado [PR] +29,7%), sangramento gengival (MR -77,8%; PR +72,2%) e menor incremento de cárie (MR -39,5%; PR +961,1%) e de cálculo dentário (+16,2%). Por sua vez, houve maior redução dos desfechos avaliados, quando os participantes receberam acompanhamento clínico intensivo, sugerindo que este é um aspecto importante das intervenções. De modo semelhante às revisões prévias da literatura, observou-se que as intervenções educativas para prevenção, controle ou redução de agravos bucais não apresentaram efeitos consistentes.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000300336Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.3 2015reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462X201400030104info:eu-repo/semantics/openAccessLemkuhl,IsabelSouza,Maria Vitória Cordeiro deCascaes,Andreia MoralesBastos,João Luizpor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2015000300336Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2015-11-24T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
title A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
spellingShingle A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
Lemkuhl,Isabel
educação em saúde
promoção da saúde
saúde bucal
revisão
title_short A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
title_full A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
title_fullStr A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
title_full_unstemmed A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
title_sort A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura
author Lemkuhl,Isabel
author_facet Lemkuhl,Isabel
Souza,Maria Vitória Cordeiro de
Cascaes,Andreia Morales
Bastos,João Luiz
author_role author
author2 Souza,Maria Vitória Cordeiro de
Cascaes,Andreia Morales
Bastos,João Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemkuhl,Isabel
Souza,Maria Vitória Cordeiro de
Cascaes,Andreia Morales
Bastos,João Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
promoção da saúde
saúde bucal
revisão
topic educação em saúde
promoção da saúde
saúde bucal
revisão
description Resumo Visando diminuir impactos negativos dos agravos bucais, intervenções educativas em saúde bucal têm sido propostas e avaliadas. Entretanto, a efetividade das iniciativas publicadas a partir de 2004 ainda não constituiu objeto de escrutínio acadêmico. Este trabalho objetivou revisar as intervenções educativas e estimar seu impacto sobre as condições de saúde bucal. Consultou-se a base de dados MEDLINE via PubMed, com termos livres e controlados, para identificar intervenções educativas publicadas no período de 2003 a 2013. Analisaram-se e sintetizaram-se qualitativamente os resultados dos estudos originais. Nos 37 estudos revisados, observou-se que as intervenções produziram resultados clínicos inconsistentes em curto prazo, incluindo a redução de placa bacteriana (melhor resultado [MR] -88,9%; pior resultado [PR] +29,7%), sangramento gengival (MR -77,8%; PR +72,2%) e menor incremento de cárie (MR -39,5%; PR +961,1%) e de cálculo dentário (+16,2%). Por sua vez, houve maior redução dos desfechos avaliados, quando os participantes receberam acompanhamento clínico intensivo, sugerindo que este é um aspecto importante das intervenções. De modo semelhante às revisões prévias da literatura, observou-se que as intervenções educativas para prevenção, controle ou redução de agravos bucais não apresentaram efeitos consistentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000300336
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000300336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462X201400030104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.3 2015
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128224490225664