Pressão arterial elevada em escolares de 7 a 10 anos da rede de ensino de um município rural do Espírito Santo
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2018000100031 |
Resumo: | Resumo Objetivo Estimar a prevalência de níveis pressóricos elevados em escolares de 7 a 10 anos de um município rural do Espírito Santo entre os anos de 2009 e 2010; avaliar a associação da pressão arterial elevada com idade, sexo e estado nutricional. Método Estudo transversal, com amostra de 899 escolares de 7 a 10 anos residentes em um município rural do Espírito Santo. Os dados foram coletados por meio de questionários e as crianças foram submetidas a medidas antropométricas e de pressão arterial. Realizou-se dupla digitação, utilizou-se o programa SPSS 17.0. para análises estatísticas e o teste de hipótese qui-quadrado para determinar as associações. Resultados Dos 899 participantes, houve prevalência de 16,2% de pressão arterial elevada, sem diferença significativa por sexo (p = 0,343) e idade (p = 0,47). Crianças com excesso de peso apresentaram maior prevalência de pressão alta, assim como maior média de pressão arterial sistólica e diastólica. Encontraram-se diferenças significativas entre as médias de pressão arterial sistólica com relação ao sexo (p < 0,001) e idade (p = 0,016). Conclusão A prevalência média da pressão arterial elevada foi maior nos meninos, que apresentaram também maior prevalência na pressão arterial limítrofe. Apresentar excesso de peso contribuiu de forma significante para a elevação da pressão arterial. |
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Pressão arterial elevada em escolares de 7 a 10 anos da rede de ensino de um município rural do Espírito Santocriançapressão altahipertensãoResumo Objetivo Estimar a prevalência de níveis pressóricos elevados em escolares de 7 a 10 anos de um município rural do Espírito Santo entre os anos de 2009 e 2010; avaliar a associação da pressão arterial elevada com idade, sexo e estado nutricional. Método Estudo transversal, com amostra de 899 escolares de 7 a 10 anos residentes em um município rural do Espírito Santo. Os dados foram coletados por meio de questionários e as crianças foram submetidas a medidas antropométricas e de pressão arterial. Realizou-se dupla digitação, utilizou-se o programa SPSS 17.0. para análises estatísticas e o teste de hipótese qui-quadrado para determinar as associações. Resultados Dos 899 participantes, houve prevalência de 16,2% de pressão arterial elevada, sem diferença significativa por sexo (p = 0,343) e idade (p = 0,47). Crianças com excesso de peso apresentaram maior prevalência de pressão alta, assim como maior média de pressão arterial sistólica e diastólica. Encontraram-se diferenças significativas entre as médias de pressão arterial sistólica com relação ao sexo (p < 0,001) e idade (p = 0,016). Conclusão A prevalência média da pressão arterial elevada foi maior nos meninos, que apresentaram também maior prevalência na pressão arterial limítrofe. Apresentar excesso de peso contribuiu de forma significante para a elevação da pressão arterial.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2018000100031Cadernos Saúde Coletiva v.26 n.1 2018reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201800010456info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão-Souza,CamilaDourado,Cláudia de SouzaQuinte,Gabriela CalloJusto,Gláucia FigueiredoMolina,Maria Del Carmen Bisipor2018-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2018000100031Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2018-06-05T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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