Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siviero,Pamila Cristina Lima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado,Carla Jorge, Cherchiglia,Mariangela Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000100075
Resumo: Este estudo investiga a mortalidade por doença renal crônica (DRC) por meio das causas múltiplas de morte no Brasil e apresenta a análise de associação entre as causas de óbitos de pacientes em terapia renal substitutiva (TRS), considerando causas associadas de morbimortalidade e características epidemiológicas e sociodemográficas. Utilizou-se a base nacional em TRS centrada no indivíduo para os anos de 2000 a 2004 e a técnica multivariada Grade of Membership(GoM). Os resultados apontam quatro perfis: doenças transmissíveis, doenças glomerulares e do aparelho digestivo; lesões, envenenamentos e outras consequências de causas externas e reação anormal ou complicação tardia causadas por procedimentos cirúrgicos (hemodiálise); diabetes e doenças cardiovasculares; e perfil residual. Entre os resultados destaca-se que aproximadamente 48% dos óbitos decorreram, provavelmente, de complicações do tratamento (hemodiálise) e 39%, de diabetes, além de uma condição cardiovascular na declaração de óbito. Os achados deste estudo podem contribuir para um atendimento mais adequado dos pacientes com DRC e, principalmente, dos potenciais pacientes no sistema de saúde. A prevenção e o acompanhamento das doenças associadas, especialmente diabetes e hipertensão, têm papel importante na prevenção e progressão da DRC, que é uma doença complexa e exige múltiplas abordagens de tratamento.
id UFRJ-7_55bee6e10ad7b44d6ed51380e362b947
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2014000100075
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de mortemortalidadecausa de mortecausa básica de morteinsuficiência renal crônicaEste estudo investiga a mortalidade por doença renal crônica (DRC) por meio das causas múltiplas de morte no Brasil e apresenta a análise de associação entre as causas de óbitos de pacientes em terapia renal substitutiva (TRS), considerando causas associadas de morbimortalidade e características epidemiológicas e sociodemográficas. Utilizou-se a base nacional em TRS centrada no indivíduo para os anos de 2000 a 2004 e a técnica multivariada Grade of Membership(GoM). Os resultados apontam quatro perfis: doenças transmissíveis, doenças glomerulares e do aparelho digestivo; lesões, envenenamentos e outras consequências de causas externas e reação anormal ou complicação tardia causadas por procedimentos cirúrgicos (hemodiálise); diabetes e doenças cardiovasculares; e perfil residual. Entre os resultados destaca-se que aproximadamente 48% dos óbitos decorreram, provavelmente, de complicações do tratamento (hemodiálise) e 39%, de diabetes, além de uma condição cardiovascular na declaração de óbito. Os achados deste estudo podem contribuir para um atendimento mais adequado dos pacientes com DRC e, principalmente, dos potenciais pacientes no sistema de saúde. A prevenção e o acompanhamento das doenças associadas, especialmente diabetes e hipertensão, têm papel importante na prevenção e progressão da DRC, que é uma doença complexa e exige múltiplas abordagens de tratamento.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000100075Cadernos Saúde Coletiva v.22 n.1 2014reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462X201400010012info:eu-repo/semantics/openAccessSiviero,Pamila Cristina LimaMachado,Carla JorgeCherchiglia,Mariangela Lealpor2015-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2014000100075Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2015-09-09T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
title Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
spellingShingle Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
Siviero,Pamila Cristina Lima
mortalidade
causa de morte
causa básica de morte
insuficiência renal crônica
title_short Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
title_full Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
title_fullStr Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
title_full_unstemmed Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
title_sort Insuficiência renal crônica no Brasil segundo enfoque de causas múltiplas de morte
author Siviero,Pamila Cristina Lima
author_facet Siviero,Pamila Cristina Lima
Machado,Carla Jorge
Cherchiglia,Mariangela Leal
author_role author
author2 Machado,Carla Jorge
Cherchiglia,Mariangela Leal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siviero,Pamila Cristina Lima
Machado,Carla Jorge
Cherchiglia,Mariangela Leal
dc.subject.por.fl_str_mv mortalidade
causa de morte
causa básica de morte
insuficiência renal crônica
topic mortalidade
causa de morte
causa básica de morte
insuficiência renal crônica
description Este estudo investiga a mortalidade por doença renal crônica (DRC) por meio das causas múltiplas de morte no Brasil e apresenta a análise de associação entre as causas de óbitos de pacientes em terapia renal substitutiva (TRS), considerando causas associadas de morbimortalidade e características epidemiológicas e sociodemográficas. Utilizou-se a base nacional em TRS centrada no indivíduo para os anos de 2000 a 2004 e a técnica multivariada Grade of Membership(GoM). Os resultados apontam quatro perfis: doenças transmissíveis, doenças glomerulares e do aparelho digestivo; lesões, envenenamentos e outras consequências de causas externas e reação anormal ou complicação tardia causadas por procedimentos cirúrgicos (hemodiálise); diabetes e doenças cardiovasculares; e perfil residual. Entre os resultados destaca-se que aproximadamente 48% dos óbitos decorreram, provavelmente, de complicações do tratamento (hemodiálise) e 39%, de diabetes, além de uma condição cardiovascular na declaração de óbito. Os achados deste estudo podem contribuir para um atendimento mais adequado dos pacientes com DRC e, principalmente, dos potenciais pacientes no sistema de saúde. A prevenção e o acompanhamento das doenças associadas, especialmente diabetes e hipertensão, têm papel importante na prevenção e progressão da DRC, que é uma doença complexa e exige múltiplas abordagens de tratamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000100075
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2014000100075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462X201400010012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.22 n.1 2014
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128224066600960