A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Raphaela Corrêa Monteiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baião,Mirian Ribeiro, Saunders,Cláudia, Santos,Karina dos, Santos,Marta Maria Antonieta de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000400595
Resumo: Resumo Introdução Gestação está associada à vida e saúde, mas pode acompanhar algum processo de adoecimento, como é o caso do diabetes mellitus, na condição prévia (tipo 1 ou 2) ou gestacional. Compreender a vivência dessas gestantes pode instrumentalizar para a construção de uma proposta de atenção pré-natal especializada e humanizada. Objetivo interpretar os sentidos e significados da gestação com diabetes, sob a perspectiva de mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Métodos Estudo de natureza qualitativa com o objetivo de retratar o processo de viver com diabetes mellitus (DM) na gestação, sob a perspectiva das gestantes. Participaram 17 puérperas adultas, com diagnóstico de DM prévio ou gestacional, que realizaram o pré-natal e tiveram seus filhos em uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Foram adotadas as técnicas de observação sistemática, bem como entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados de prontuário institucional. A interpretação dos dados foi realizada por meio de uma aproximação com o referencial da hermenêutica de profundidade, com adaptação de suas fases, utilizando-se da análise de conteúdo temática, adaptada de Bardin. Resultados Foram identificadas duas categorias, extraídas do corpus das entrevistas: (1) refém do diabetes, relacionando o DM a situações irreversíveis que comprometem a qualidade de vida; e (2) doença da vigilância, associando o DM ao conjunto de medidas terapêuticas necessárias ao seu gerenciamento, como restrição e privação alimentares. Conclusão Concluiu-se que o processo de gestar com DM é permeado por sentidos que merecem ser compreendidos, pois exercem influências sobre o autocuidado e o desfecho da gestação.
id UFRJ-7_826f59e8bf4570767894b348f152d0f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2021000400595
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling A gestante e o processo de viver com diabetes mellitusgravidezdiabetes mellituspesquisa qualitativaResumo Introdução Gestação está associada à vida e saúde, mas pode acompanhar algum processo de adoecimento, como é o caso do diabetes mellitus, na condição prévia (tipo 1 ou 2) ou gestacional. Compreender a vivência dessas gestantes pode instrumentalizar para a construção de uma proposta de atenção pré-natal especializada e humanizada. Objetivo interpretar os sentidos e significados da gestação com diabetes, sob a perspectiva de mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Métodos Estudo de natureza qualitativa com o objetivo de retratar o processo de viver com diabetes mellitus (DM) na gestação, sob a perspectiva das gestantes. Participaram 17 puérperas adultas, com diagnóstico de DM prévio ou gestacional, que realizaram o pré-natal e tiveram seus filhos em uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Foram adotadas as técnicas de observação sistemática, bem como entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados de prontuário institucional. A interpretação dos dados foi realizada por meio de uma aproximação com o referencial da hermenêutica de profundidade, com adaptação de suas fases, utilizando-se da análise de conteúdo temática, adaptada de Bardin. Resultados Foram identificadas duas categorias, extraídas do corpus das entrevistas: (1) refém do diabetes, relacionando o DM a situações irreversíveis que comprometem a qualidade de vida; e (2) doença da vigilância, associando o DM ao conjunto de medidas terapêuticas necessárias ao seu gerenciamento, como restrição e privação alimentares. Conclusão Concluiu-se que o processo de gestar com DM é permeado por sentidos que merecem ser compreendidos, pois exercem influências sobre o autocuidado e o desfecho da gestação.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000400595Cadernos Saúde Coletiva v.29 n.4 2021reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x202129040329info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Raphaela Corrêa MonteiroBaião,Mirian RibeiroSaunders,CláudiaSantos,Karina dosSantos,Marta Maria Antonieta de Souzapor2022-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2021000400595Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2022-02-11T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
title A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
spellingShingle A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
Machado,Raphaela Corrêa Monteiro
gravidez
diabetes mellitus
pesquisa qualitativa
title_short A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
title_full A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
title_fullStr A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
title_full_unstemmed A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
title_sort A gestante e o processo de viver com diabetes mellitus
author Machado,Raphaela Corrêa Monteiro
author_facet Machado,Raphaela Corrêa Monteiro
Baião,Mirian Ribeiro
Saunders,Cláudia
Santos,Karina dos
Santos,Marta Maria Antonieta de Souza
author_role author
author2 Baião,Mirian Ribeiro
Saunders,Cláudia
Santos,Karina dos
Santos,Marta Maria Antonieta de Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Raphaela Corrêa Monteiro
Baião,Mirian Ribeiro
Saunders,Cláudia
Santos,Karina dos
Santos,Marta Maria Antonieta de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv gravidez
diabetes mellitus
pesquisa qualitativa
topic gravidez
diabetes mellitus
pesquisa qualitativa
description Resumo Introdução Gestação está associada à vida e saúde, mas pode acompanhar algum processo de adoecimento, como é o caso do diabetes mellitus, na condição prévia (tipo 1 ou 2) ou gestacional. Compreender a vivência dessas gestantes pode instrumentalizar para a construção de uma proposta de atenção pré-natal especializada e humanizada. Objetivo interpretar os sentidos e significados da gestação com diabetes, sob a perspectiva de mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Métodos Estudo de natureza qualitativa com o objetivo de retratar o processo de viver com diabetes mellitus (DM) na gestação, sob a perspectiva das gestantes. Participaram 17 puérperas adultas, com diagnóstico de DM prévio ou gestacional, que realizaram o pré-natal e tiveram seus filhos em uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Foram adotadas as técnicas de observação sistemática, bem como entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados de prontuário institucional. A interpretação dos dados foi realizada por meio de uma aproximação com o referencial da hermenêutica de profundidade, com adaptação de suas fases, utilizando-se da análise de conteúdo temática, adaptada de Bardin. Resultados Foram identificadas duas categorias, extraídas do corpus das entrevistas: (1) refém do diabetes, relacionando o DM a situações irreversíveis que comprometem a qualidade de vida; e (2) doença da vigilância, associando o DM ao conjunto de medidas terapêuticas necessárias ao seu gerenciamento, como restrição e privação alimentares. Conclusão Concluiu-se que o processo de gestar com DM é permeado por sentidos que merecem ser compreendidos, pois exercem influências sobre o autocuidado e o desfecho da gestação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000400595
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000400595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x202129040329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.29 n.4 2021
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128227747102720