A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel,Bárbara Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho,Brígida Gimenez, Domingos,Carolina Milena, Caldarelli,Pablo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000300314
Resumo: Resumo Introdução A adesão ao tratamento possui relação crucial com a iniquidade social, sendo uma das principais barreiras. Objetivo Analisar os fatores relacionados à não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade, segundo a percepção de uma equipe de saúde bucal. Método Estudo qualitativo, por meio de entrevistas com a equipe de saúde bucal, realizado em uma Unidade Básica de Saúde da região sul do município de Londrina, Paraná, de julho a setembro de 2016, por identificação e caracterização do atendimento odontológico a crianças de 6 a 9 anos, residentes no território de abrangência. Resultados Os resultados foram descritivos e analisados segundo a adesão ao tratamento, e as entrevistas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo temática. Das 55 crianças identificadas, 30 eram faltosas, 19 eram assíduas e 6 nunca foram atendidas. Constatou-se que a concepção dos profissionais sobre a vulnerabilidade está relacionada às baixas condições socioeconômicas. Os principais fatores à não adesão foram: desvalorização da importância do cuidado, priorização de outras tarefas, questões culturais, sofrimento anterior, falta de profissionais, ausência de busca ativa e de classificação de risco e falta de integração entre os profissionais. Conclusão O usuário é culpabilizado pela sua situação, e o profissional desconsidera a situação de vulnerabilidade, desresponsabilizando-se pelo cuidado integral.
id UFRJ-7_9c03cbe3288d42a72a7baf1ea5618b9d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2021000300314
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidadevulnerabilidade socialadesão do pacienteequipe de cuidados de saúdecriançassaúde bucalResumo Introdução A adesão ao tratamento possui relação crucial com a iniquidade social, sendo uma das principais barreiras. Objetivo Analisar os fatores relacionados à não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade, segundo a percepção de uma equipe de saúde bucal. Método Estudo qualitativo, por meio de entrevistas com a equipe de saúde bucal, realizado em uma Unidade Básica de Saúde da região sul do município de Londrina, Paraná, de julho a setembro de 2016, por identificação e caracterização do atendimento odontológico a crianças de 6 a 9 anos, residentes no território de abrangência. Resultados Os resultados foram descritivos e analisados segundo a adesão ao tratamento, e as entrevistas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo temática. Das 55 crianças identificadas, 30 eram faltosas, 19 eram assíduas e 6 nunca foram atendidas. Constatou-se que a concepção dos profissionais sobre a vulnerabilidade está relacionada às baixas condições socioeconômicas. Os principais fatores à não adesão foram: desvalorização da importância do cuidado, priorização de outras tarefas, questões culturais, sofrimento anterior, falta de profissionais, ausência de busca ativa e de classificação de risco e falta de integração entre os profissionais. Conclusão O usuário é culpabilizado pela sua situação, e o profissional desconsidera a situação de vulnerabilidade, desresponsabilizando-se pelo cuidado integral.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000300314Cadernos Saúde Coletiva v.29 n.3 2021reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x202129030111info:eu-repo/semantics/openAccessPimentel,Bárbara VieiraCarvalho,Brígida GimenezDomingos,Carolina MilenaCaldarelli,Pablopor2022-02-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2021000300314Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2022-02-23T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
title A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
spellingShingle A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
Pimentel,Bárbara Vieira
vulnerabilidade social
adesão do paciente
equipe de cuidados de saúde
crianças
saúde bucal
title_short A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
title_full A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
title_fullStr A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
title_full_unstemmed A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
title_sort A não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade
author Pimentel,Bárbara Vieira
author_facet Pimentel,Bárbara Vieira
Carvalho,Brígida Gimenez
Domingos,Carolina Milena
Caldarelli,Pablo
author_role author
author2 Carvalho,Brígida Gimenez
Domingos,Carolina Milena
Caldarelli,Pablo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel,Bárbara Vieira
Carvalho,Brígida Gimenez
Domingos,Carolina Milena
Caldarelli,Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv vulnerabilidade social
adesão do paciente
equipe de cuidados de saúde
crianças
saúde bucal
topic vulnerabilidade social
adesão do paciente
equipe de cuidados de saúde
crianças
saúde bucal
description Resumo Introdução A adesão ao tratamento possui relação crucial com a iniquidade social, sendo uma das principais barreiras. Objetivo Analisar os fatores relacionados à não adesão ao atendimento odontológico de crianças em situação de vulnerabilidade, segundo a percepção de uma equipe de saúde bucal. Método Estudo qualitativo, por meio de entrevistas com a equipe de saúde bucal, realizado em uma Unidade Básica de Saúde da região sul do município de Londrina, Paraná, de julho a setembro de 2016, por identificação e caracterização do atendimento odontológico a crianças de 6 a 9 anos, residentes no território de abrangência. Resultados Os resultados foram descritivos e analisados segundo a adesão ao tratamento, e as entrevistas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo temática. Das 55 crianças identificadas, 30 eram faltosas, 19 eram assíduas e 6 nunca foram atendidas. Constatou-se que a concepção dos profissionais sobre a vulnerabilidade está relacionada às baixas condições socioeconômicas. Os principais fatores à não adesão foram: desvalorização da importância do cuidado, priorização de outras tarefas, questões culturais, sofrimento anterior, falta de profissionais, ausência de busca ativa e de classificação de risco e falta de integração entre os profissionais. Conclusão O usuário é culpabilizado pela sua situação, e o profissional desconsidera a situação de vulnerabilidade, desresponsabilizando-se pelo cuidado integral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000300314
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2021000300314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x202129030111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.29 n.3 2021
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128227177725952