Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoli,Francieli Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kovaleski,Douglas Francisco, Moretti-Pires,Rodrigo Otávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100067
Resumo: Resumo Introdução O processo de medicalização social vem transformando em necessidades médicas as experiências, os sofrimentos e as dores, permeando cada vez mais aspectos da vida diária e gerando dependência de saberes e práticas profissionalizados. Objetivo Apresenta-se um ensaio com objetivo de investigar e discutir o campo da Odontologia à luz da medicalização social, com destaque para as práticas profissionais, contextualizando-o na realidade brasileira. Método A discussão abrange a prática nos setores privado e público, relacionando-os a estudos já realizados sobre a Biomedicina e a Odontologia. Para tal, uma análise da literatura referenciada permite o entendimento do processo de medicalização social a partir das ideias de Ivan Illich e Charles Tesser; já para dialogar especificamente com a saúde bucal, a partir dos acúmulos da teoria da bucalidade, tem-se como expoente Carlos Botazzo. Resultados O debate amplia o olhar dos profissionais e pesquisadores da área odontológica, nas dimensões clínica, política ou sociológica, na perspectiva de melhorar a qualidade da atenção e evitar a reprodução do modelo biomédico e curativista hegemônico. Conclusão Almeja-se que a Odontologia atue no sentido de fomentar uma abordagem ampliada e holística dos problemas de saúde, além de propiciar um cuidado com caráter menos medicalizante.
id UFRJ-7_a197fbdabd42fd09c9205a3718b35e87
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2019000100067
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnicamedicalizaçãosaúde bucalodontologiaResumo Introdução O processo de medicalização social vem transformando em necessidades médicas as experiências, os sofrimentos e as dores, permeando cada vez mais aspectos da vida diária e gerando dependência de saberes e práticas profissionalizados. Objetivo Apresenta-se um ensaio com objetivo de investigar e discutir o campo da Odontologia à luz da medicalização social, com destaque para as práticas profissionais, contextualizando-o na realidade brasileira. Método A discussão abrange a prática nos setores privado e público, relacionando-os a estudos já realizados sobre a Biomedicina e a Odontologia. Para tal, uma análise da literatura referenciada permite o entendimento do processo de medicalização social a partir das ideias de Ivan Illich e Charles Tesser; já para dialogar especificamente com a saúde bucal, a partir dos acúmulos da teoria da bucalidade, tem-se como expoente Carlos Botazzo. Resultados O debate amplia o olhar dos profissionais e pesquisadores da área odontológica, nas dimensões clínica, política ou sociológica, na perspectiva de melhorar a qualidade da atenção e evitar a reprodução do modelo biomédico e curativista hegemônico. Conclusão Almeja-se que a Odontologia atue no sentido de fomentar uma abordagem ampliada e holística dos problemas de saúde, além de propiciar um cuidado com caráter menos medicalizante.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100067Cadernos Saúde Coletiva v.27 n.1 2019reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201900010197info:eu-repo/semantics/openAccessBortoli,Francieli ReginaKovaleski,Douglas FranciscoMoretti-Pires,Rodrigo Otáviopor2019-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2019000100067Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2019-03-28T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
title Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
spellingShingle Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
Bortoli,Francieli Regina
medicalização
saúde bucal
odontologia
title_short Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
title_full Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
title_fullStr Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
title_full_unstemmed Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
title_sort Medicalização social e bucalidade: a busca pela superação da técnica
author Bortoli,Francieli Regina
author_facet Bortoli,Francieli Regina
Kovaleski,Douglas Francisco
Moretti-Pires,Rodrigo Otávio
author_role author
author2 Kovaleski,Douglas Francisco
Moretti-Pires,Rodrigo Otávio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoli,Francieli Regina
Kovaleski,Douglas Francisco
Moretti-Pires,Rodrigo Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv medicalização
saúde bucal
odontologia
topic medicalização
saúde bucal
odontologia
description Resumo Introdução O processo de medicalização social vem transformando em necessidades médicas as experiências, os sofrimentos e as dores, permeando cada vez mais aspectos da vida diária e gerando dependência de saberes e práticas profissionalizados. Objetivo Apresenta-se um ensaio com objetivo de investigar e discutir o campo da Odontologia à luz da medicalização social, com destaque para as práticas profissionais, contextualizando-o na realidade brasileira. Método A discussão abrange a prática nos setores privado e público, relacionando-os a estudos já realizados sobre a Biomedicina e a Odontologia. Para tal, uma análise da literatura referenciada permite o entendimento do processo de medicalização social a partir das ideias de Ivan Illich e Charles Tesser; já para dialogar especificamente com a saúde bucal, a partir dos acúmulos da teoria da bucalidade, tem-se como expoente Carlos Botazzo. Resultados O debate amplia o olhar dos profissionais e pesquisadores da área odontológica, nas dimensões clínica, política ou sociológica, na perspectiva de melhorar a qualidade da atenção e evitar a reprodução do modelo biomédico e curativista hegemônico. Conclusão Almeja-se que a Odontologia atue no sentido de fomentar uma abordagem ampliada e holística dos problemas de saúde, além de propiciar um cuidado com caráter menos medicalizante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100067
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x201900010197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.27 n.1 2019
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128226191015936