Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Ana Lídia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jesus,Leda Freitas de, Moreira,Maria de Fátima Ramos, Oliveira,Simone Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100093
Resumo: Resumo Introdução Periculosidade e insalubridade são características do processo de trabalho em um estaleiro. Objetivo Conhecer a percepção que trabalhadores de um estaleiro tinham sobre riscos a que estavam expostos, especialmente os relacionados a metais, e quais estratégias desenvolviam para lidar com os riscos percebidos. Método Pesquisa qualitativa com realização de entrevistas semiestruturadas, com 14 trabalhadores que atuavam diretamente expostos a metais em um estaleiro no Rio de Janeiro. O roteiro abordou questões relacionadas ao processo trabalho/saúde, riscos, acidentes de trabalho e estratégias defensivas. Realizou-se uma análise temática interpretada à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Resultados Percepções sobre: organização do trabalho, riscos de acidentes, problemas de saúde relacionados ao trabalho e riscos dos metais. Estratégias defensivas identificadas: religiosidade, menosprezo dos perigos, submissão e passividade, controle, negação, cooperação/confiança, racionalização e uso de drogas no trabalho. Constatou-se que os trabalhadores detinham poucas informações técnicas sobre os perigos da exposição aos metais e somente trabalhadores mais antigos reconheciam os metais presentes nos processos de trabalho. Conclusão A percepção dos trabalhadores sobre os riscos está baseada na prática, deduções e conversas com os colegas. Quanto aos metais, a maioria afirma não receber informações a respeito, assim como não conseguem identificar a que metais estão expostos.
id UFRJ-7_a8915513621a11da353a88c71d63e108
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2019000100093
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metaissaúde do trabalhadormetaispercepção de riscoestratégias de enfrentamentoriscos ocupacionaisResumo Introdução Periculosidade e insalubridade são características do processo de trabalho em um estaleiro. Objetivo Conhecer a percepção que trabalhadores de um estaleiro tinham sobre riscos a que estavam expostos, especialmente os relacionados a metais, e quais estratégias desenvolviam para lidar com os riscos percebidos. Método Pesquisa qualitativa com realização de entrevistas semiestruturadas, com 14 trabalhadores que atuavam diretamente expostos a metais em um estaleiro no Rio de Janeiro. O roteiro abordou questões relacionadas ao processo trabalho/saúde, riscos, acidentes de trabalho e estratégias defensivas. Realizou-se uma análise temática interpretada à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Resultados Percepções sobre: organização do trabalho, riscos de acidentes, problemas de saúde relacionados ao trabalho e riscos dos metais. Estratégias defensivas identificadas: religiosidade, menosprezo dos perigos, submissão e passividade, controle, negação, cooperação/confiança, racionalização e uso de drogas no trabalho. Constatou-se que os trabalhadores detinham poucas informações técnicas sobre os perigos da exposição aos metais e somente trabalhadores mais antigos reconheciam os metais presentes nos processos de trabalho. Conclusão A percepção dos trabalhadores sobre os riscos está baseada na prática, deduções e conversas com os colegas. Quanto aos metais, a maioria afirma não receber informações a respeito, assim como não conseguem identificar a que metais estão expostos.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100093Cadernos Saúde Coletiva v.27 n.1 2019reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201900010330info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Ana LídiaJesus,Leda Freitas deMoreira,Maria de Fátima RamosOliveira,Simone Santospor2019-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2019000100093Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2019-03-28T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
title Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
spellingShingle Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
Miranda,Ana Lídia
saúde do trabalhador
metais
percepção de risco
estratégias de enfrentamento
riscos ocupacionais
title_short Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
title_full Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
title_fullStr Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
title_full_unstemmed Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
title_sort Percepção de risco: estudo com trabalhadores de um estaleiro expostos a metais
author Miranda,Ana Lídia
author_facet Miranda,Ana Lídia
Jesus,Leda Freitas de
Moreira,Maria de Fátima Ramos
Oliveira,Simone Santos
author_role author
author2 Jesus,Leda Freitas de
Moreira,Maria de Fátima Ramos
Oliveira,Simone Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Ana Lídia
Jesus,Leda Freitas de
Moreira,Maria de Fátima Ramos
Oliveira,Simone Santos
dc.subject.por.fl_str_mv saúde do trabalhador
metais
percepção de risco
estratégias de enfrentamento
riscos ocupacionais
topic saúde do trabalhador
metais
percepção de risco
estratégias de enfrentamento
riscos ocupacionais
description Resumo Introdução Periculosidade e insalubridade são características do processo de trabalho em um estaleiro. Objetivo Conhecer a percepção que trabalhadores de um estaleiro tinham sobre riscos a que estavam expostos, especialmente os relacionados a metais, e quais estratégias desenvolviam para lidar com os riscos percebidos. Método Pesquisa qualitativa com realização de entrevistas semiestruturadas, com 14 trabalhadores que atuavam diretamente expostos a metais em um estaleiro no Rio de Janeiro. O roteiro abordou questões relacionadas ao processo trabalho/saúde, riscos, acidentes de trabalho e estratégias defensivas. Realizou-se uma análise temática interpretada à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Resultados Percepções sobre: organização do trabalho, riscos de acidentes, problemas de saúde relacionados ao trabalho e riscos dos metais. Estratégias defensivas identificadas: religiosidade, menosprezo dos perigos, submissão e passividade, controle, negação, cooperação/confiança, racionalização e uso de drogas no trabalho. Constatou-se que os trabalhadores detinham poucas informações técnicas sobre os perigos da exposição aos metais e somente trabalhadores mais antigos reconheciam os metais presentes nos processos de trabalho. Conclusão A percepção dos trabalhadores sobre os riscos está baseada na prática, deduções e conversas com os colegas. Quanto aos metais, a maioria afirma não receber informações a respeito, assim como não conseguem identificar a que metais estão expostos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000100093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x201900010330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.27 n.1 2019
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128225808285696