Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte,Ana Carolina Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lemos,Angélica Carvalho, Alcantara,Marcus Alessandro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000400405
Resumo: Resumo Introdução Existem evidências sobre absenteísmo-doença no contexto hospitalar, mas são necessários estudos não só com profissionais do setor de assistência, mas também com outros de diferentes setores. Objetivos Investigar a associação entre a prevalência de absenteísmo-doença e as características individuais, os hábitos e o estilo de vida, o estado de saúde e as condições de trabalho entre trabalhadores de um hospital filantrópico de médio porte. Método Estudo transversal com amostra probabilística de 123 profissionais dos setores de assistência, de apoio e administrativo. Foram obtidas informações autodeclaradas sobre ausência do trabalho, características sociodemográficas, estilo de vida, estado de saúde e condições de trabalho. Razões de prevalência de absenteísmo e seus respectivos intervalos de confiança de 95% foram ajustados pela técnica de regressão multivariada de Poisson. Resultados A prevalência de absenteísmo nos últimos 12 meses foi de 28,5%, independentemente do setor de trabalho. A presença de doença ocupacional, a alta demanda física e psicológica e o tempo de trabalho no hospital permaneceram associados ao absenteísmo após o ajuste multivariado dos dados. Conclusão Condições precárias de trabalho estão associadas ao absenteísmo-doença entre os profissionais investigados. Esse achado deve ser levado em consideração na formulação de intervenções que envolvem a promoção da saúde desses trabalhadores.
id UFRJ-7_c305d03c0919e1050876c35767826fc5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2017000400405
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio portequalidade da assistência à saúderiscos ocupacionaisimpacto psicossocialabsenteísmoavaliação de serviços de saúdeResumo Introdução Existem evidências sobre absenteísmo-doença no contexto hospitalar, mas são necessários estudos não só com profissionais do setor de assistência, mas também com outros de diferentes setores. Objetivos Investigar a associação entre a prevalência de absenteísmo-doença e as características individuais, os hábitos e o estilo de vida, o estado de saúde e as condições de trabalho entre trabalhadores de um hospital filantrópico de médio porte. Método Estudo transversal com amostra probabilística de 123 profissionais dos setores de assistência, de apoio e administrativo. Foram obtidas informações autodeclaradas sobre ausência do trabalho, características sociodemográficas, estilo de vida, estado de saúde e condições de trabalho. Razões de prevalência de absenteísmo e seus respectivos intervalos de confiança de 95% foram ajustados pela técnica de regressão multivariada de Poisson. Resultados A prevalência de absenteísmo nos últimos 12 meses foi de 28,5%, independentemente do setor de trabalho. A presença de doença ocupacional, a alta demanda física e psicológica e o tempo de trabalho no hospital permaneceram associados ao absenteísmo após o ajuste multivariado dos dados. Conclusão Condições precárias de trabalho estão associadas ao absenteísmo-doença entre os profissionais investigados. Esse achado deve ser levado em consideração na formulação de intervenções que envolvem a promoção da saúde desses trabalhadores.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000400405Cadernos Saúde Coletiva v.25 n.4 2017reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201700040174info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte,Ana Carolina MonteiroLemos,Angélica CarvalhoAlcantara,Marcus Alessandro depor2018-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2017000400405Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2018-05-16T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
title Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
spellingShingle Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
Duarte,Ana Carolina Monteiro
qualidade da assistência à saúde
riscos ocupacionais
impacto psicossocial
absenteísmo
avaliação de serviços de saúde
title_short Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
title_full Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
title_fullStr Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
title_full_unstemmed Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
title_sort Fatores de risco para absenteísmo de curta duração em um hospital de médio porte
author Duarte,Ana Carolina Monteiro
author_facet Duarte,Ana Carolina Monteiro
Lemos,Angélica Carvalho
Alcantara,Marcus Alessandro de
author_role author
author2 Lemos,Angélica Carvalho
Alcantara,Marcus Alessandro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte,Ana Carolina Monteiro
Lemos,Angélica Carvalho
Alcantara,Marcus Alessandro de
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade da assistência à saúde
riscos ocupacionais
impacto psicossocial
absenteísmo
avaliação de serviços de saúde
topic qualidade da assistência à saúde
riscos ocupacionais
impacto psicossocial
absenteísmo
avaliação de serviços de saúde
description Resumo Introdução Existem evidências sobre absenteísmo-doença no contexto hospitalar, mas são necessários estudos não só com profissionais do setor de assistência, mas também com outros de diferentes setores. Objetivos Investigar a associação entre a prevalência de absenteísmo-doença e as características individuais, os hábitos e o estilo de vida, o estado de saúde e as condições de trabalho entre trabalhadores de um hospital filantrópico de médio porte. Método Estudo transversal com amostra probabilística de 123 profissionais dos setores de assistência, de apoio e administrativo. Foram obtidas informações autodeclaradas sobre ausência do trabalho, características sociodemográficas, estilo de vida, estado de saúde e condições de trabalho. Razões de prevalência de absenteísmo e seus respectivos intervalos de confiança de 95% foram ajustados pela técnica de regressão multivariada de Poisson. Resultados A prevalência de absenteísmo nos últimos 12 meses foi de 28,5%, independentemente do setor de trabalho. A presença de doença ocupacional, a alta demanda física e psicológica e o tempo de trabalho no hospital permaneceram associados ao absenteísmo após o ajuste multivariado dos dados. Conclusão Condições precárias de trabalho estão associadas ao absenteísmo-doença entre os profissionais investigados. Esse achado deve ser levado em consideração na formulação de intervenções que envolvem a promoção da saúde desses trabalhadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000400405
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000400405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x201700040174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.25 n.4 2017
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128225288192000