Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moimaz,Suzely Adas Saliba
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bordin,Danielle, Fadel,Cristina Berger, Santos,Celso Bilynkievycz dos, Garbin,Cléa Adas Saliba, Saliba,Nemre Adas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001
Resumo: Resumo Introdução Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Metodologia Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de três municípios de diferentes estados brasileiros (n = 1.312). A obtenção dos dados deu-se através de entrevista no interior das unidades de saúde. O estudo contemplou 15 variáveis referentes ao processo de acolhimento, as quais foram analisadas preliminarmente com testes qui-quadrado. As que apresentaram associação com a variável desfecho “capacidade de resposta às necessidades do usuário” foram analisadas, posteriormente, por meio da regressão logística e teste de seleção de atributos. Resultados Verificou-se que avaliação negativa do cumprimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao atendimento do cirurgião-dentista e equipe; disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal; receptividade ao adentrar o serviço odontológico na APS; e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS. As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após o teste de seleção de atributos. Conclusão A qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal está significativamente relacionada à humanização do atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação.
id UFRJ-7_d6a72846540c9981cc99c4c7d6414f67
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2017000100001
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucalacolhimentoavaliação de serviços de saúdesaúde bucalResumo Introdução Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Metodologia Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de três municípios de diferentes estados brasileiros (n = 1.312). A obtenção dos dados deu-se através de entrevista no interior das unidades de saúde. O estudo contemplou 15 variáveis referentes ao processo de acolhimento, as quais foram analisadas preliminarmente com testes qui-quadrado. As que apresentaram associação com a variável desfecho “capacidade de resposta às necessidades do usuário” foram analisadas, posteriormente, por meio da regressão logística e teste de seleção de atributos. Resultados Verificou-se que avaliação negativa do cumprimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao atendimento do cirurgião-dentista e equipe; disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal; receptividade ao adentrar o serviço odontológico na APS; e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS. As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após o teste de seleção de atributos. Conclusão A qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal está significativamente relacionada à humanização do atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001Cadernos Saúde Coletiva v.25 n.1 2017reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201700010239info:eu-repo/semantics/openAccessMoimaz,Suzely Adas SalibaBordin,DanielleFadel,Cristina BergerSantos,Celso Bilynkievycz dosGarbin,Cléa Adas SalibaSaliba,Nemre Adaspor2018-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2017000100001Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2018-05-18T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
title Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
spellingShingle Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
Moimaz,Suzely Adas Saliba
acolhimento
avaliação de serviços de saúde
saúde bucal
title_short Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
title_full Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
title_fullStr Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
title_full_unstemmed Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
title_sort Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
author Moimaz,Suzely Adas Saliba
author_facet Moimaz,Suzely Adas Saliba
Bordin,Danielle
Fadel,Cristina Berger
Santos,Celso Bilynkievycz dos
Garbin,Cléa Adas Saliba
Saliba,Nemre Adas
author_role author
author2 Bordin,Danielle
Fadel,Cristina Berger
Santos,Celso Bilynkievycz dos
Garbin,Cléa Adas Saliba
Saliba,Nemre Adas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moimaz,Suzely Adas Saliba
Bordin,Danielle
Fadel,Cristina Berger
Santos,Celso Bilynkievycz dos
Garbin,Cléa Adas Saliba
Saliba,Nemre Adas
dc.subject.por.fl_str_mv acolhimento
avaliação de serviços de saúde
saúde bucal
topic acolhimento
avaliação de serviços de saúde
saúde bucal
description Resumo Introdução Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Metodologia Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de três municípios de diferentes estados brasileiros (n = 1.312). A obtenção dos dados deu-se através de entrevista no interior das unidades de saúde. O estudo contemplou 15 variáveis referentes ao processo de acolhimento, as quais foram analisadas preliminarmente com testes qui-quadrado. As que apresentaram associação com a variável desfecho “capacidade de resposta às necessidades do usuário” foram analisadas, posteriormente, por meio da regressão logística e teste de seleção de atributos. Resultados Verificou-se que avaliação negativa do cumprimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao atendimento do cirurgião-dentista e equipe; disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal; receptividade ao adentrar o serviço odontológico na APS; e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS. As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após o teste de seleção de atributos. Conclusão A qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal está significativamente relacionada à humanização do atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x201700010239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.25 n.1 2017
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128224927481856