Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001 |
Resumo: | Resumo Introdução Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Metodologia Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de três municípios de diferentes estados brasileiros (n = 1.312). A obtenção dos dados deu-se através de entrevista no interior das unidades de saúde. O estudo contemplou 15 variáveis referentes ao processo de acolhimento, as quais foram analisadas preliminarmente com testes qui-quadrado. As que apresentaram associação com a variável desfecho “capacidade de resposta às necessidades do usuário” foram analisadas, posteriormente, por meio da regressão logística e teste de seleção de atributos. Resultados Verificou-se que avaliação negativa do cumprimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao atendimento do cirurgião-dentista e equipe; disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal; receptividade ao adentrar o serviço odontológico na APS; e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS. As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após o teste de seleção de atributos. Conclusão A qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal está significativamente relacionada à humanização do atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação. |
id |
UFRJ-7_d6a72846540c9981cc99c4c7d6414f67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-462X2017000100001 |
network_acronym_str |
UFRJ-7 |
network_name_str |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucalacolhimentoavaliação de serviços de saúdesaúde bucalResumo Introdução Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Metodologia Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de três municípios de diferentes estados brasileiros (n = 1.312). A obtenção dos dados deu-se através de entrevista no interior das unidades de saúde. O estudo contemplou 15 variáveis referentes ao processo de acolhimento, as quais foram analisadas preliminarmente com testes qui-quadrado. As que apresentaram associação com a variável desfecho “capacidade de resposta às necessidades do usuário” foram analisadas, posteriormente, por meio da regressão logística e teste de seleção de atributos. Resultados Verificou-se que avaliação negativa do cumprimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao atendimento do cirurgião-dentista e equipe; disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal; receptividade ao adentrar o serviço odontológico na APS; e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS. As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após o teste de seleção de atributos. Conclusão A qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal está significativamente relacionada à humanização do atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001Cadernos Saúde Coletiva v.25 n.1 2017reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201700010239info:eu-repo/semantics/openAccessMoimaz,Suzely Adas SalibaBordin,DanielleFadel,Cristina BergerSantos,Celso Bilynkievycz dosGarbin,Cléa Adas SalibaSaliba,Nemre Adaspor2018-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2017000100001Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2018-05-18T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
title |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
spellingShingle |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal Moimaz,Suzely Adas Saliba acolhimento avaliação de serviços de saúde saúde bucal |
title_short |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
title_full |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
title_fullStr |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
title_full_unstemmed |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
title_sort |
Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal |
author |
Moimaz,Suzely Adas Saliba |
author_facet |
Moimaz,Suzely Adas Saliba Bordin,Danielle Fadel,Cristina Berger Santos,Celso Bilynkievycz dos Garbin,Cléa Adas Saliba Saliba,Nemre Adas |
author_role |
author |
author2 |
Bordin,Danielle Fadel,Cristina Berger Santos,Celso Bilynkievycz dos Garbin,Cléa Adas Saliba Saliba,Nemre Adas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moimaz,Suzely Adas Saliba Bordin,Danielle Fadel,Cristina Berger Santos,Celso Bilynkievycz dos Garbin,Cléa Adas Saliba Saliba,Nemre Adas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acolhimento avaliação de serviços de saúde saúde bucal |
topic |
acolhimento avaliação de serviços de saúde saúde bucal |
description |
Resumo Introdução Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Metodologia Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de três municípios de diferentes estados brasileiros (n = 1.312). A obtenção dos dados deu-se através de entrevista no interior das unidades de saúde. O estudo contemplou 15 variáveis referentes ao processo de acolhimento, as quais foram analisadas preliminarmente com testes qui-quadrado. As que apresentaram associação com a variável desfecho “capacidade de resposta às necessidades do usuário” foram analisadas, posteriormente, por meio da regressão logística e teste de seleção de atributos. Resultados Verificou-se que avaliação negativa do cumprimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao atendimento do cirurgião-dentista e equipe; disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal; receptividade ao adentrar o serviço odontológico na APS; e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS. As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após o teste de seleção de atributos. Conclusão A qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal está significativamente relacionada à humanização do atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1414-462x201700010239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Saúde Coletiva v.25 n.1 2017 reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br |
_version_ |
1750128224927481856 |