Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sawaya,Ana Lydia
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Solymos,Gisela Maria Bernardes, Florêncio,Telma Maria de Menezes Toledo, Martins,Paula Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000200003
Resumo: Este artigo procura mostrar alguns dados sobre as condições nutricionais e de pobreza de duas populações moradoras em favelas, nos municípios de Maceió e São Paulo. Os resultados apresentados revelam que no Brasil atual, a associação entre pobreza e estado nutricional (incluindo desnutrição energético-proteíca e obesidade) é complexa e ainda pouco conhecida. Há um número elevado de indíviduos obesos nas populações brasileiras que vivem abaixo da linha de pobreza nas zonas urbanas. A obesidade coexiste com altas prevalências de desnutrição. Esses achados estão associados com alimentação deficiente, sobretudo em qualidade, levando à alta prevalência de baixa estatura. Vários estudos mostram que a obesidade encontrada na população pobre pode ser sequela de desnutrição precoce e apontam para a necessidade de programas que: sejam focalizados nos indivíduos realmente desnutridos e consequentemente realizem avaliação do estado nutricional, cuidados de saúde caso a caso, forte atenção ao pré-natal, melhorem as condições de moradia e combatam o analfabetismo materno. O artigo recomenda ainda a criação de Centros de Educação e Recuperação Nutricional para combater a desnutrição, visando recuperação da baixa estatura, com forte enfoque de intervenção na comunidade.
id UFRJ-8_0a295411bcf801e20c23e46438c37d3b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142003000200003
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileirosEste artigo procura mostrar alguns dados sobre as condições nutricionais e de pobreza de duas populações moradoras em favelas, nos municípios de Maceió e São Paulo. Os resultados apresentados revelam que no Brasil atual, a associação entre pobreza e estado nutricional (incluindo desnutrição energético-proteíca e obesidade) é complexa e ainda pouco conhecida. Há um número elevado de indíviduos obesos nas populações brasileiras que vivem abaixo da linha de pobreza nas zonas urbanas. A obesidade coexiste com altas prevalências de desnutrição. Esses achados estão associados com alimentação deficiente, sobretudo em qualidade, levando à alta prevalência de baixa estatura. Vários estudos mostram que a obesidade encontrada na população pobre pode ser sequela de desnutrição precoce e apontam para a necessidade de programas que: sejam focalizados nos indivíduos realmente desnutridos e consequentemente realizem avaliação do estado nutricional, cuidados de saúde caso a caso, forte atenção ao pré-natal, melhorem as condições de moradia e combatam o analfabetismo materno. O artigo recomenda ainda a criação de Centros de Educação e Recuperação Nutricional para combater a desnutrição, visando recuperação da baixa estatura, com forte enfoque de intervenção na comunidade.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000200003Estudos Avançados v.17 n.48 2003reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142003000200003info:eu-repo/semantics/openAccessSawaya,Ana LydiaSolymos,Gisela Maria BernardesFlorêncio,Telma Maria de Menezes ToledoMartins,Paula Andreapor2004-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142003000200003Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2004-02-17T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
title Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
spellingShingle Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
Sawaya,Ana Lydia
title_short Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
title_full Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
title_fullStr Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
title_full_unstemmed Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
title_sort Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros
author Sawaya,Ana Lydia
author_facet Sawaya,Ana Lydia
Solymos,Gisela Maria Bernardes
Florêncio,Telma Maria de Menezes Toledo
Martins,Paula Andrea
author_role author
author2 Solymos,Gisela Maria Bernardes
Florêncio,Telma Maria de Menezes Toledo
Martins,Paula Andrea
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sawaya,Ana Lydia
Solymos,Gisela Maria Bernardes
Florêncio,Telma Maria de Menezes Toledo
Martins,Paula Andrea
description Este artigo procura mostrar alguns dados sobre as condições nutricionais e de pobreza de duas populações moradoras em favelas, nos municípios de Maceió e São Paulo. Os resultados apresentados revelam que no Brasil atual, a associação entre pobreza e estado nutricional (incluindo desnutrição energético-proteíca e obesidade) é complexa e ainda pouco conhecida. Há um número elevado de indíviduos obesos nas populações brasileiras que vivem abaixo da linha de pobreza nas zonas urbanas. A obesidade coexiste com altas prevalências de desnutrição. Esses achados estão associados com alimentação deficiente, sobretudo em qualidade, levando à alta prevalência de baixa estatura. Vários estudos mostram que a obesidade encontrada na população pobre pode ser sequela de desnutrição precoce e apontam para a necessidade de programas que: sejam focalizados nos indivíduos realmente desnutridos e consequentemente realizem avaliação do estado nutricional, cuidados de saúde caso a caso, forte atenção ao pré-natal, melhorem as condições de moradia e combatam o analfabetismo materno. O artigo recomenda ainda a criação de Centros de Educação e Recuperação Nutricional para combater a desnutrição, visando recuperação da baixa estatura, com forte enfoque de intervenção na comunidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40142003000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.17 n.48 2003
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128204968886272