Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Domingos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200271
Resumo: RESUMO O principal propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas das ideias mais relevantes da extensa e intensa obra de John Goodlad (1920-2014) no que se refere a questões relacionadas com a renovação e a melhoria da educação, das escolas e da sociedade democrática e social. Por meio da leitura e da consulta de alguns dos seus textos reconhecidamente mais influentes, foi possível, por um lado, produzir uma breve síntese biográfica do autor e, por outro, identificar algumas das linhas mestras que orientaram o seu pensamento e a sua ação cívica. As suas pesquisas e a sua incansável luta para melhorar a educação e a democracia, que perspetivava numa relação simbiótica, foram sempre orientadas pela ideia de que o conhecimento sociológico crítico e profundo das escolas é uma condição indispensável para a sua renovação e melhoria. E esse é, muito provavelmente, o seu mais fundamental legado.
id UFRJ-8_0c2626572a94ef2d76584b0e4a99c028
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142022000200271
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Educação, sociedade e democracia: o legado de John GoodladEducaçãoEscolaSociedadeDemocraciaPedagogiaRESUMO O principal propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas das ideias mais relevantes da extensa e intensa obra de John Goodlad (1920-2014) no que se refere a questões relacionadas com a renovação e a melhoria da educação, das escolas e da sociedade democrática e social. Por meio da leitura e da consulta de alguns dos seus textos reconhecidamente mais influentes, foi possível, por um lado, produzir uma breve síntese biográfica do autor e, por outro, identificar algumas das linhas mestras que orientaram o seu pensamento e a sua ação cívica. As suas pesquisas e a sua incansável luta para melhorar a educação e a democracia, que perspetivava numa relação simbiótica, foram sempre orientadas pela ideia de que o conhecimento sociológico crítico e profundo das escolas é uma condição indispensável para a sua renovação e melhoria. E esse é, muito provavelmente, o seu mais fundamental legado.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200271Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.016info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Domingospor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200271Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
title Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
spellingShingle Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
Fernandes,Domingos
Educação
Escola
Sociedade
Democracia
Pedagogia
title_short Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
title_full Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
title_fullStr Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
title_full_unstemmed Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
title_sort Educação, sociedade e democracia: o legado de John Goodlad
author Fernandes,Domingos
author_facet Fernandes,Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola
Sociedade
Democracia
Pedagogia
topic Educação
Escola
Sociedade
Democracia
Pedagogia
description RESUMO O principal propósito deste artigo é apresentar e discutir algumas das ideias mais relevantes da extensa e intensa obra de John Goodlad (1920-2014) no que se refere a questões relacionadas com a renovação e a melhoria da educação, das escolas e da sociedade democrática e social. Por meio da leitura e da consulta de alguns dos seus textos reconhecidamente mais influentes, foi possível, por um lado, produzir uma breve síntese biográfica do autor e, por outro, identificar algumas das linhas mestras que orientaram o seu pensamento e a sua ação cívica. As suas pesquisas e a sua incansável luta para melhorar a educação e a democracia, que perspetivava numa relação simbiótica, foram sempre orientadas pela ideia de que o conhecimento sociológico crítico e profundo das escolas é uma condição indispensável para a sua renovação e melhoria. E esse é, muito provavelmente, o seu mais fundamental legado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200271
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2022.36105.016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.36 n.105 2022
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209390731264