Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007 |
Resumo: | O ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino. |
id |
UFRJ-8_0c825a9cd81904432b4f30b8ee649fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142007000200007 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciaisEducação científicaFormação de professoresEnsino de Ciências baseado em investigaçãoDivulgação científicaO ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007Estudos Avançados v.21 n.60 2007reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142007000200007info:eu-repo/semantics/openAccessHamburger,Ernst w.por2007-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142007000200007Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2007-11-06T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
title |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
spellingShingle |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais Hamburger,Ernst w. Educação científica Formação de professores Ensino de Ciências baseado em investigação Divulgação científica |
title_short |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
title_full |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
title_fullStr |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
title_full_unstemmed |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
title_sort |
Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais |
author |
Hamburger,Ernst w. |
author_facet |
Hamburger,Ernst w. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamburger,Ernst w. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica Formação de professores Ensino de Ciências baseado em investigação Divulgação científica |
topic |
Educação científica Formação de professores Ensino de Ciências baseado em investigação Divulgação científica |
description |
O ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-40142007000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.21 n.60 2007 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128205984956416 |