Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamburger,Ernst w.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007
Resumo: O ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino.
id UFRJ-8_0c825a9cd81904432b4f30b8ee649fe9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142007000200007
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciaisEducação científicaFormação de professoresEnsino de Ciências baseado em investigaçãoDivulgação científicaO ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007Estudos Avançados v.21 n.60 2007reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142007000200007info:eu-repo/semantics/openAccessHamburger,Ernst w.por2007-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142007000200007Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2007-11-06T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
title Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
spellingShingle Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
Hamburger,Ernst w.
Educação científica
Formação de professores
Ensino de Ciências baseado em investigação
Divulgação científica
title_short Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
title_full Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
title_fullStr Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
title_full_unstemmed Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
title_sort Apontamentos sobre o ensino de Ciências nas séries escolares iniciais
author Hamburger,Ernst w.
author_facet Hamburger,Ernst w.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamburger,Ernst w.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Formação de professores
Ensino de Ciências baseado em investigação
Divulgação científica
topic Educação científica
Formação de professores
Ensino de Ciências baseado em investigação
Divulgação científica
description O ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40142007000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.21 n.60 2007
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128205984956416