Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartzman,Simon
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300003
Resumo: O trabalho discute os conceitos de modernidade e pós-modernidade, e rejeita a idéia de que a agenda da modernidade, ligada à idéia de progresso, educação e desenvolvimento científico, tenha se esgotado. O Brasil ainda tem um projeto de modernização a cumprir, que encontra na educação básica seu aspecto central. Este projeto depende de um novo entendimento de como a questão educacional deve ser equacionada, a partir de uma revisão de temas como o papel do setor público, da relação entre escola e comunidades, os procedimentos pedagógicos e as questões de conteúdo, que o trabalho discute.
id UFRJ-8_0f6ba5da8898b1d3a2f3a7c8d3c7d2bd
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40141991000300003
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Educação básica no Brasil: a agenda da modernidadeO trabalho discute os conceitos de modernidade e pós-modernidade, e rejeita a idéia de que a agenda da modernidade, ligada à idéia de progresso, educação e desenvolvimento científico, tenha se esgotado. O Brasil ainda tem um projeto de modernização a cumprir, que encontra na educação básica seu aspecto central. Este projeto depende de um novo entendimento de como a questão educacional deve ser equacionada, a partir de uma revisão de temas como o papel do setor público, da relação entre escola e comunidades, os procedimentos pedagógicos e as questões de conteúdo, que o trabalho discute.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo1991-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300003Estudos Avançados v.5 n.13 1991reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40141991000300003info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartzman,Simonpor2006-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40141991000300003Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2006-02-09T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
title Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
spellingShingle Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
Schwartzman,Simon
title_short Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
title_full Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
title_fullStr Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
title_full_unstemmed Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
title_sort Educação básica no Brasil: a agenda da modernidade
author Schwartzman,Simon
author_facet Schwartzman,Simon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartzman,Simon
description O trabalho discute os conceitos de modernidade e pós-modernidade, e rejeita a idéia de que a agenda da modernidade, ligada à idéia de progresso, educação e desenvolvimento científico, tenha se esgotado. O Brasil ainda tem um projeto de modernização a cumprir, que encontra na educação básica seu aspecto central. Este projeto depende de um novo entendimento de como a questão educacional deve ser equacionada, a partir de uma revisão de temas como o papel do setor público, da relação entre escola e comunidades, os procedimentos pedagógicos e as questões de conteúdo, que o trabalho discute.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40141991000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.5 n.13 1991
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128202926260224