A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Guiomar Namo de
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Silva,Rose N. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200004
Resumo: O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.
id UFRJ-8_16656d694ade19ab1dd840a14ca0b20d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40141991000200004
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América LatinaO artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo1991-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200004Estudos Avançados v.5 n.12 1991reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40141991000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Guiomar Namo deSilva,Rose N. dapor2006-02-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40141991000200004Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2006-02-10T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
title A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
spellingShingle A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
Mello,Guiomar Namo de
title_short A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
title_full A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
title_fullStr A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
title_full_unstemmed A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
title_sort A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina
author Mello,Guiomar Namo de
author_facet Mello,Guiomar Namo de
Silva,Rose N. da
author_role author
author2 Silva,Rose N. da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Guiomar Namo de
Silva,Rose N. da
description O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40141991000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.5 n.12 1991
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128202917871616