A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA,RENATA F. M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA,CIBELLE CELESTINO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300097
Resumo: RESUMO A abordagem Histórico-Investigativa (HI) vem sendo construída ao longo das duas últimas décadas no contexto da busca por caminhos para incentivar motivação, engajamento e argumentação dos alunos em sala de aula. A HI destaca-se por propiciar competências relevantes ao fazer científico, além de tornar os alunos mais ativos e participativos do processo de aprendizagem e contextualizar os conhecimentos escolares. Essa abordagem caracteriza-se pelo uso de atividades experimentais de cunho investigativo, pautadas por episódios históricos, centradas nos alunos e orientadas pelo professor, de modo a criar situações de ensino e aprendizagem que propiciem a reflexão sobre conteúdos específicos da ciência e conteúdos metacientíficos, a prática experimental e a argumentação. Este artigo discute as bases pedagógicas e epistemológicas, objetivos e contribuições da abordagem histórico-investigativa aoEnsino de Ciências.
id UFRJ-8_8525dcf09edd40f865a251ad82d71f1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000300097
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling A abordagem histórico-investigativa no ensino de CiênciasAbordagem histórico-investigativaEnsino de CiênciasAtividades experimentaisHistória da ciênciaRESUMO A abordagem Histórico-Investigativa (HI) vem sendo construída ao longo das duas últimas décadas no contexto da busca por caminhos para incentivar motivação, engajamento e argumentação dos alunos em sala de aula. A HI destaca-se por propiciar competências relevantes ao fazer científico, além de tornar os alunos mais ativos e participativos do processo de aprendizagem e contextualizar os conhecimentos escolares. Essa abordagem caracteriza-se pelo uso de atividades experimentais de cunho investigativo, pautadas por episódios históricos, centradas nos alunos e orientadas pelo professor, de modo a criar situações de ensino e aprendizagem que propiciem a reflexão sobre conteúdos específicos da ciência e conteúdos metacientíficos, a prática experimental e a argumentação. Este artigo discute as bases pedagógicas e epistemológicas, objetivos e contribuições da abordagem histórico-investigativa aoEnsino de Ciências.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300097Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0008info:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA,RENATA F. M.SILVA,CIBELLE CELESTINOpor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300097Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
title A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
spellingShingle A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
BATISTA,RENATA F. M.
Abordagem histórico-investigativa
Ensino de Ciências
Atividades experimentais
História da ciência
title_short A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
title_full A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
title_fullStr A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
title_full_unstemmed A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
title_sort A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
author BATISTA,RENATA F. M.
author_facet BATISTA,RENATA F. M.
SILVA,CIBELLE CELESTINO
author_role author
author2 SILVA,CIBELLE CELESTINO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA,RENATA F. M.
SILVA,CIBELLE CELESTINO
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem histórico-investigativa
Ensino de Ciências
Atividades experimentais
História da ciência
topic Abordagem histórico-investigativa
Ensino de Ciências
Atividades experimentais
História da ciência
description RESUMO A abordagem Histórico-Investigativa (HI) vem sendo construída ao longo das duas últimas décadas no contexto da busca por caminhos para incentivar motivação, engajamento e argumentação dos alunos em sala de aula. A HI destaca-se por propiciar competências relevantes ao fazer científico, além de tornar os alunos mais ativos e participativos do processo de aprendizagem e contextualizar os conhecimentos escolares. Essa abordagem caracteriza-se pelo uso de atividades experimentais de cunho investigativo, pautadas por episódios históricos, centradas nos alunos e orientadas pelo professor, de modo a criar situações de ensino e aprendizagem que propiciem a reflexão sobre conteúdos específicos da ciência e conteúdos metacientíficos, a prática experimental e a argumentação. Este artigo discute as bases pedagógicas e epistemológicas, objetivos e contribuições da abordagem histórico-investigativa aoEnsino de Ciências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300097
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142018.3294.0008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.94 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208466935808