Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buckeridge,Marcos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200085
Resumo: As árvores urbanas têm grande importância em vários aspectos da vida das cidades, influenciando no conforto térmico e psicológico, filtrando a poluição e ajudando a umidificar a atmosfera urbana pela formação de "rios aéreos". Neste artigo, utilizamos a cidade de São Paulo como modelo para discutir questões relacionadas ao potencial de influência que as árvores urbanas podem ter em todos os aspectos mencionados e também o potencial de inclusão da arborização em ganhos econômicos pela cidade. Tudo isso só pode ocorrer caso a arborização urbana seja planejada com base científica e usando uma abordagem sistêmica que integre as árvores aos processos da cidade. Utilizando dados da prefeitura sobre a porcentagem de verde por habitante, mostramos o déficit arborização que existe principalmente nas zonas leste e central e merecem atenção para planejamentos futuros. Apontamos a importância que as árvores podem ter em produzir vapor de água em dimensões comparáveis às vazões dos rios Tietê e Pinheiros. Finalmente, alguns pontos que devem fazer parte de um plano de arborização que integre as florestas do entorno da cidade com a vida urbana, tendo como pano de fundo a necessidade de uma visão sistêmica que leve em consideração a arborização urbana nas cidades paulistas.
id UFRJ-8_9eb0edb3be0003f5ef9c400eaf93290c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142015000200085
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e águaÁrvores urbanasFlorestas urbanasÁguaFotossínteseMetrópolesPensamento sistêmicoPoluiçãoIlhas de calorMudanças climáticasSão PauloAs árvores urbanas têm grande importância em vários aspectos da vida das cidades, influenciando no conforto térmico e psicológico, filtrando a poluição e ajudando a umidificar a atmosfera urbana pela formação de "rios aéreos". Neste artigo, utilizamos a cidade de São Paulo como modelo para discutir questões relacionadas ao potencial de influência que as árvores urbanas podem ter em todos os aspectos mencionados e também o potencial de inclusão da arborização em ganhos econômicos pela cidade. Tudo isso só pode ocorrer caso a arborização urbana seja planejada com base científica e usando uma abordagem sistêmica que integre as árvores aos processos da cidade. Utilizando dados da prefeitura sobre a porcentagem de verde por habitante, mostramos o déficit arborização que existe principalmente nas zonas leste e central e merecem atenção para planejamentos futuros. Apontamos a importância que as árvores podem ter em produzir vapor de água em dimensões comparáveis às vazões dos rios Tietê e Pinheiros. Finalmente, alguns pontos que devem fazer parte de um plano de arborização que integre as florestas do entorno da cidade com a vida urbana, tendo como pano de fundo a necessidade de uma visão sistêmica que leve em consideração a arborização urbana nas cidades paulistas.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200085Estudos Avançados v.29 n.84 2015reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142015000200006info:eu-repo/semantics/openAccessBuckeridge,Marcospor2015-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142015000200085Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2015-09-15T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
title Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
spellingShingle Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
Buckeridge,Marcos
Árvores urbanas
Florestas urbanas
Água
Fotossíntese
Metrópoles
Pensamento sistêmico
Poluição
Ilhas de calor
Mudanças climáticas
São Paulo
title_short Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
title_full Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
title_fullStr Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
title_full_unstemmed Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
title_sort Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água
author Buckeridge,Marcos
author_facet Buckeridge,Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buckeridge,Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Árvores urbanas
Florestas urbanas
Água
Fotossíntese
Metrópoles
Pensamento sistêmico
Poluição
Ilhas de calor
Mudanças climáticas
São Paulo
topic Árvores urbanas
Florestas urbanas
Água
Fotossíntese
Metrópoles
Pensamento sistêmico
Poluição
Ilhas de calor
Mudanças climáticas
São Paulo
description As árvores urbanas têm grande importância em vários aspectos da vida das cidades, influenciando no conforto térmico e psicológico, filtrando a poluição e ajudando a umidificar a atmosfera urbana pela formação de "rios aéreos". Neste artigo, utilizamos a cidade de São Paulo como modelo para discutir questões relacionadas ao potencial de influência que as árvores urbanas podem ter em todos os aspectos mencionados e também o potencial de inclusão da arborização em ganhos econômicos pela cidade. Tudo isso só pode ocorrer caso a arborização urbana seja planejada com base científica e usando uma abordagem sistêmica que integre as árvores aos processos da cidade. Utilizando dados da prefeitura sobre a porcentagem de verde por habitante, mostramos o déficit arborização que existe principalmente nas zonas leste e central e merecem atenção para planejamentos futuros. Apontamos a importância que as árvores podem ter em produzir vapor de água em dimensões comparáveis às vazões dos rios Tietê e Pinheiros. Finalmente, alguns pontos que devem fazer parte de um plano de arborização que integre as florestas do entorno da cidade com a vida urbana, tendo como pano de fundo a necessidade de uma visão sistêmica que leve em consideração a arborização urbana nas cidades paulistas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200085
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142015000200085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40142015000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.29 n.84 2015
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128207700426752