As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artaxo,Paulo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300053
Resumo: resumo Estamos entrando em uma era em que nosso planeta e nossa sociedade estão enfrentando crises importantes. Convivemos simultaneamente com três emergências importantes: 1) a crise na saúde, intensificada com a pandemia da Covid-19; 2) a crise de perda de biodiversidade; e 3) a emergência climática. Salienta-se que essas crises têm ligações profundas entre si, e diferenças também importantes, mas todas provocam impactos sociais e econômicos fortes e afetam o planeta globalmente. Elas são resultado de um modelo econômico que privilegia o desenvolvimento a qualquer custo, o lucro muito rápido, mesmo à custa da sustentabilidade. A crise da Covid-19 colocou questões importantes do ponto de vista de falta de governança global. Por sua vez, a crise climática tem potencial para danos socioeconômicos muito fortes, e seus efeitos já são facilmente visíveis. A perda de biodiversidade coloca em risco nossa segurança alimentar, bem como o equilíbrio do sistema terrestre. A Amazônia, por exemplo, contém milhares de vírus em sua fauna e flora, e a continuar o processo desenfreado de sua ocupação, novos vírus similares ao Sars-CoV-2 possivelmente entrarão em contato com nossa sociedade. Sair dessas três crises requer mudanças drásticas em nosso sistema econômico, insustentável em seu formato atual. Crescimento econômico contínuo em um planeta com recursos naturais finitos não é possível. A desigualdade em países em desenvolvimento e mesmo estre nações é explosiva e injusta. Precisaremos de um novo sistema de governança global que seja capaz de harmonizar medidas dos diferentes países, estados e municípios. A sustentabilidade em nosso planeta é possível e necessária. Teremos muito trabalho em construí-la nos próximos anos, comunidade científica, sociedade, governos e outros agentes. Não temos alternativas senão construir uma nova sociedade, mais justa e sustentável.
id UFRJ-8_a25f7a163c2d6230e6a1c69d386d8e74
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142020000300053
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticasCovid-19BiodiversidadeMudanças climáticasAmazôniaresumo Estamos entrando em uma era em que nosso planeta e nossa sociedade estão enfrentando crises importantes. Convivemos simultaneamente com três emergências importantes: 1) a crise na saúde, intensificada com a pandemia da Covid-19; 2) a crise de perda de biodiversidade; e 3) a emergência climática. Salienta-se que essas crises têm ligações profundas entre si, e diferenças também importantes, mas todas provocam impactos sociais e econômicos fortes e afetam o planeta globalmente. Elas são resultado de um modelo econômico que privilegia o desenvolvimento a qualquer custo, o lucro muito rápido, mesmo à custa da sustentabilidade. A crise da Covid-19 colocou questões importantes do ponto de vista de falta de governança global. Por sua vez, a crise climática tem potencial para danos socioeconômicos muito fortes, e seus efeitos já são facilmente visíveis. A perda de biodiversidade coloca em risco nossa segurança alimentar, bem como o equilíbrio do sistema terrestre. A Amazônia, por exemplo, contém milhares de vírus em sua fauna e flora, e a continuar o processo desenfreado de sua ocupação, novos vírus similares ao Sars-CoV-2 possivelmente entrarão em contato com nossa sociedade. Sair dessas três crises requer mudanças drásticas em nosso sistema econômico, insustentável em seu formato atual. Crescimento econômico contínuo em um planeta com recursos naturais finitos não é possível. A desigualdade em países em desenvolvimento e mesmo estre nações é explosiva e injusta. Precisaremos de um novo sistema de governança global que seja capaz de harmonizar medidas dos diferentes países, estados e municípios. A sustentabilidade em nosso planeta é possível e necessária. Teremos muito trabalho em construí-la nos próximos anos, comunidade científica, sociedade, governos e outros agentes. Não temos alternativas senão construir uma nova sociedade, mais justa e sustentável.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300053Estudos Avançados v.34 n.100 2020reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2020.34100.005info:eu-repo/semantics/openAccessArtaxo,Paulopor2020-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142020000300053Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2020-11-12T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
title As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
spellingShingle As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
Artaxo,Paulo
Covid-19
Biodiversidade
Mudanças climáticas
Amazônia
title_short As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
title_full As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
title_fullStr As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
title_full_unstemmed As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
title_sort As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas
author Artaxo,Paulo
author_facet Artaxo,Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Artaxo,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Biodiversidade
Mudanças climáticas
Amazônia
topic Covid-19
Biodiversidade
Mudanças climáticas
Amazônia
description resumo Estamos entrando em uma era em que nosso planeta e nossa sociedade estão enfrentando crises importantes. Convivemos simultaneamente com três emergências importantes: 1) a crise na saúde, intensificada com a pandemia da Covid-19; 2) a crise de perda de biodiversidade; e 3) a emergência climática. Salienta-se que essas crises têm ligações profundas entre si, e diferenças também importantes, mas todas provocam impactos sociais e econômicos fortes e afetam o planeta globalmente. Elas são resultado de um modelo econômico que privilegia o desenvolvimento a qualquer custo, o lucro muito rápido, mesmo à custa da sustentabilidade. A crise da Covid-19 colocou questões importantes do ponto de vista de falta de governança global. Por sua vez, a crise climática tem potencial para danos socioeconômicos muito fortes, e seus efeitos já são facilmente visíveis. A perda de biodiversidade coloca em risco nossa segurança alimentar, bem como o equilíbrio do sistema terrestre. A Amazônia, por exemplo, contém milhares de vírus em sua fauna e flora, e a continuar o processo desenfreado de sua ocupação, novos vírus similares ao Sars-CoV-2 possivelmente entrarão em contato com nossa sociedade. Sair dessas três crises requer mudanças drásticas em nosso sistema econômico, insustentável em seu formato atual. Crescimento econômico contínuo em um planeta com recursos naturais finitos não é possível. A desigualdade em países em desenvolvimento e mesmo estre nações é explosiva e injusta. Precisaremos de um novo sistema de governança global que seja capaz de harmonizar medidas dos diferentes países, estados e municípios. A sustentabilidade em nosso planeta é possível e necessária. Teremos muito trabalho em construí-la nos próximos anos, comunidade científica, sociedade, governos e outros agentes. Não temos alternativas senão construir uma nova sociedade, mais justa e sustentável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300053
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2020.34100.005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.34 n.100 2020
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209139073024