Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujita,Jorge Shiguemitsu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ruffa,Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401
Resumo: resumo Trata o presente artigo do enfoque analítico do cyberbullying em sua essência conceitual, independentemente de suas diversas modalidades: e-bullying, digital bullying, electronic bullying, internet bullying ou mobile bullying. É questão preocupante na sociedade da informação, porquanto afeta à saúde pública, na medida em que é crescente o número de pessoas, especialmente no ambiente escolar, acometidas por enfermidades psíquicas - desestabilização emocional - infligidas por esse tipo de assédio moral. Aborda a importância da prevenção exercida pela família, enquanto grupo social primário, bem como escolas, enquanto grupos sociais secundários. Alude ao protagonismo da tecnologia nesse contexto. Enfoca, ainda, mecanismos de prevenção como o Projeto Escola Digital Segura e o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.
id UFRJ-8_b428fdd5ae457151ed6724e6668ea7a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142019000400401
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholdersSociedade da informaçãoAssédio moralCyberbullyingGrupos sociaisresumo Trata o presente artigo do enfoque analítico do cyberbullying em sua essência conceitual, independentemente de suas diversas modalidades: e-bullying, digital bullying, electronic bullying, internet bullying ou mobile bullying. É questão preocupante na sociedade da informação, porquanto afeta à saúde pública, na medida em que é crescente o número de pessoas, especialmente no ambiente escolar, acometidas por enfermidades psíquicas - desestabilização emocional - infligidas por esse tipo de assédio moral. Aborda a importância da prevenção exercida pela família, enquanto grupo social primário, bem como escolas, enquanto grupos sociais secundários. Alude ao protagonismo da tecnologia nesse contexto. Enfoca, ainda, mecanismos de prevenção como o Projeto Escola Digital Segura e o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401Estudos Avançados v.33 n.97 2019reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2019.3397.022info:eu-repo/semantics/openAccessFujita,Jorge ShiguemitsuRuffa,Vanessapor2019-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142019000400401Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2019-11-27T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
title Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
spellingShingle Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
Fujita,Jorge Shiguemitsu
Sociedade da informação
Assédio moral
Cyberbullying
Grupos sociais
title_short Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
title_full Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
title_fullStr Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
title_full_unstemmed Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
title_sort Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
author Fujita,Jorge Shiguemitsu
author_facet Fujita,Jorge Shiguemitsu
Ruffa,Vanessa
author_role author
author2 Ruffa,Vanessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujita,Jorge Shiguemitsu
Ruffa,Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade da informação
Assédio moral
Cyberbullying
Grupos sociais
topic Sociedade da informação
Assédio moral
Cyberbullying
Grupos sociais
description resumo Trata o presente artigo do enfoque analítico do cyberbullying em sua essência conceitual, independentemente de suas diversas modalidades: e-bullying, digital bullying, electronic bullying, internet bullying ou mobile bullying. É questão preocupante na sociedade da informação, porquanto afeta à saúde pública, na medida em que é crescente o número de pessoas, especialmente no ambiente escolar, acometidas por enfermidades psíquicas - desestabilização emocional - infligidas por esse tipo de assédio moral. Aborda a importância da prevenção exercida pela família, enquanto grupo social primário, bem como escolas, enquanto grupos sociais secundários. Alude ao protagonismo da tecnologia nesse contexto. Enfoca, ainda, mecanismos de prevenção como o Projeto Escola Digital Segura e o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2019.3397.022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.33 n.97 2019
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208824500224