Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401 |
Resumo: | resumo Trata o presente artigo do enfoque analítico do cyberbullying em sua essência conceitual, independentemente de suas diversas modalidades: e-bullying, digital bullying, electronic bullying, internet bullying ou mobile bullying. É questão preocupante na sociedade da informação, porquanto afeta à saúde pública, na medida em que é crescente o número de pessoas, especialmente no ambiente escolar, acometidas por enfermidades psíquicas - desestabilização emocional - infligidas por esse tipo de assédio moral. Aborda a importância da prevenção exercida pela família, enquanto grupo social primário, bem como escolas, enquanto grupos sociais secundários. Alude ao protagonismo da tecnologia nesse contexto. Enfoca, ainda, mecanismos de prevenção como o Projeto Escola Digital Segura e o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. |
id |
UFRJ-8_b428fdd5ae457151ed6724e6668ea7a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142019000400401 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholdersSociedade da informaçãoAssédio moralCyberbullyingGrupos sociaisresumo Trata o presente artigo do enfoque analítico do cyberbullying em sua essência conceitual, independentemente de suas diversas modalidades: e-bullying, digital bullying, electronic bullying, internet bullying ou mobile bullying. É questão preocupante na sociedade da informação, porquanto afeta à saúde pública, na medida em que é crescente o número de pessoas, especialmente no ambiente escolar, acometidas por enfermidades psíquicas - desestabilização emocional - infligidas por esse tipo de assédio moral. Aborda a importância da prevenção exercida pela família, enquanto grupo social primário, bem como escolas, enquanto grupos sociais secundários. Alude ao protagonismo da tecnologia nesse contexto. Enfoca, ainda, mecanismos de prevenção como o Projeto Escola Digital Segura e o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401Estudos Avançados v.33 n.97 2019reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2019.3397.022info:eu-repo/semantics/openAccessFujita,Jorge ShiguemitsuRuffa,Vanessapor2019-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142019000400401Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2019-11-27T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
title |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
spellingShingle |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders Fujita,Jorge Shiguemitsu Sociedade da informação Assédio moral Cyberbullying Grupos sociais |
title_short |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
title_full |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
title_fullStr |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
title_full_unstemmed |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
title_sort |
Cyberbullying : família, escola e tecnologia como stakeholders |
author |
Fujita,Jorge Shiguemitsu |
author_facet |
Fujita,Jorge Shiguemitsu Ruffa,Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Ruffa,Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fujita,Jorge Shiguemitsu Ruffa,Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade da informação Assédio moral Cyberbullying Grupos sociais |
topic |
Sociedade da informação Assédio moral Cyberbullying Grupos sociais |
description |
resumo Trata o presente artigo do enfoque analítico do cyberbullying em sua essência conceitual, independentemente de suas diversas modalidades: e-bullying, digital bullying, electronic bullying, internet bullying ou mobile bullying. É questão preocupante na sociedade da informação, porquanto afeta à saúde pública, na medida em que é crescente o número de pessoas, especialmente no ambiente escolar, acometidas por enfermidades psíquicas - desestabilização emocional - infligidas por esse tipo de assédio moral. Aborda a importância da prevenção exercida pela família, enquanto grupo social primário, bem como escolas, enquanto grupos sociais secundários. Alude ao protagonismo da tecnologia nesse contexto. Enfoca, ainda, mecanismos de prevenção como o Projeto Escola Digital Segura e o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142019000400401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-4014.2019.3397.022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.33 n.97 2019 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128208824500224 |