Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GANZERT,CHRISTIAN CARVALHO
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: TERRA,LEONARDO AUGUSTO AMARAL, MARTINELLI,DANTE PINHEIRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000300249
Resumo: RESUMO No contexto contemporâneo, a economia global pode ser descrita como um sistema baseado em agentes que, quando associados, manifestam seus próprios meios e fins. A crise das hipotecas subprime nos Estados Unidos é um bom exemplo das implicações desse tipo de relacionamento. Ela está diretamente relacionada a poderosos laços de realimentação, compostos por uma série de variáveis que amplificaram o fato de as famílias americanas terem se endividado em ritmo maior do que a sua distribuição de riqueza, prejudicada pela externalização da produção. Há atualmente uma nova estrutura na economia internacional, em que as ex-nações subdesenvolvidas estão mais bem posicionadas no cenário macroeconômico e têm maior poder do que antes - uma consequência do necessário rearranjo sistêmico. Diante dessa complexa dinâmica, a função de inteligência que deveria controlar e garantir a estabilidade sistêmica falhou em perceber a dinâmica e os impactos da nova cultura atrelada ao comportamento do capital contemporâneo, para evitar a perda da hegemonia. Observando-se ex post facto, por meio de um enfoque sistêmico, a crise econômica americana pode ser definida como tendo suas raízes nas premissas de todo o arcabouço cultural da globalização que acabou por conduzir à externalização da produção. Assim, o contexto sistêmico desta análise aponta que a cultura, como importante gerador e amplificador, deve ser o principal foco dos intentos de análise do atual contexto socioeconômico global.
id UFRJ-8_b7779454f6080731784d6420688592eb
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142016000300249
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americanaGlobalizaçãoPensamento sistêmicoCrise do subprimeTransferência de riquezaSistemas baseados em agentesRESUMO No contexto contemporâneo, a economia global pode ser descrita como um sistema baseado em agentes que, quando associados, manifestam seus próprios meios e fins. A crise das hipotecas subprime nos Estados Unidos é um bom exemplo das implicações desse tipo de relacionamento. Ela está diretamente relacionada a poderosos laços de realimentação, compostos por uma série de variáveis que amplificaram o fato de as famílias americanas terem se endividado em ritmo maior do que a sua distribuição de riqueza, prejudicada pela externalização da produção. Há atualmente uma nova estrutura na economia internacional, em que as ex-nações subdesenvolvidas estão mais bem posicionadas no cenário macroeconômico e têm maior poder do que antes - uma consequência do necessário rearranjo sistêmico. Diante dessa complexa dinâmica, a função de inteligência que deveria controlar e garantir a estabilidade sistêmica falhou em perceber a dinâmica e os impactos da nova cultura atrelada ao comportamento do capital contemporâneo, para evitar a perda da hegemonia. Observando-se ex post facto, por meio de um enfoque sistêmico, a crise econômica americana pode ser definida como tendo suas raízes nas premissas de todo o arcabouço cultural da globalização que acabou por conduzir à externalização da produção. Assim, o contexto sistêmico desta análise aponta que a cultura, como importante gerador e amplificador, deve ser o principal foco dos intentos de análise do atual contexto socioeconômico global.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000300249Estudos Avançados v.30 n.88 2016reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142016.30880016info:eu-repo/semantics/openAccessGANZERT,CHRISTIAN CARVALHOTERRA,LEONARDO AUGUSTO AMARALMARTINELLI,DANTE PINHEIROpor2016-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142016000300249Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2016-12-09T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
title Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
spellingShingle Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
GANZERT,CHRISTIAN CARVALHO
Globalização
Pensamento sistêmico
Crise do subprime
Transferência de riqueza
Sistemas baseados em agentes
title_short Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
title_full Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
title_fullStr Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
title_full_unstemmed Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
title_sort Um olhar sistêmico sobre a crise norte-americana
author GANZERT,CHRISTIAN CARVALHO
author_facet GANZERT,CHRISTIAN CARVALHO
TERRA,LEONARDO AUGUSTO AMARAL
MARTINELLI,DANTE PINHEIRO
author_role author
author2 TERRA,LEONARDO AUGUSTO AMARAL
MARTINELLI,DANTE PINHEIRO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GANZERT,CHRISTIAN CARVALHO
TERRA,LEONARDO AUGUSTO AMARAL
MARTINELLI,DANTE PINHEIRO
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Pensamento sistêmico
Crise do subprime
Transferência de riqueza
Sistemas baseados em agentes
topic Globalização
Pensamento sistêmico
Crise do subprime
Transferência de riqueza
Sistemas baseados em agentes
description RESUMO No contexto contemporâneo, a economia global pode ser descrita como um sistema baseado em agentes que, quando associados, manifestam seus próprios meios e fins. A crise das hipotecas subprime nos Estados Unidos é um bom exemplo das implicações desse tipo de relacionamento. Ela está diretamente relacionada a poderosos laços de realimentação, compostos por uma série de variáveis que amplificaram o fato de as famílias americanas terem se endividado em ritmo maior do que a sua distribuição de riqueza, prejudicada pela externalização da produção. Há atualmente uma nova estrutura na economia internacional, em que as ex-nações subdesenvolvidas estão mais bem posicionadas no cenário macroeconômico e têm maior poder do que antes - uma consequência do necessário rearranjo sistêmico. Diante dessa complexa dinâmica, a função de inteligência que deveria controlar e garantir a estabilidade sistêmica falhou em perceber a dinâmica e os impactos da nova cultura atrelada ao comportamento do capital contemporâneo, para evitar a perda da hegemonia. Observando-se ex post facto, por meio de um enfoque sistêmico, a crise econômica americana pode ser definida como tendo suas raízes nas premissas de todo o arcabouço cultural da globalização que acabou por conduzir à externalização da produção. Assim, o contexto sistêmico desta análise aponta que a cultura, como importante gerador e amplificador, deve ser o principal foco dos intentos de análise do atual contexto socioeconômico global.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000300249
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000300249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142016.30880016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.30 n.88 2016
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208069525504