Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SASSERON,LÚCIA HELENA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043
Resumo: RESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial.
id UFRJ-8_c7ec0a1bcd7e4c7adfb6fb5e461579fb
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142018000300043
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professoresEnsino de FísicaEnsino MédioFormação de professoresPráticas investigativas e argumentativasRESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0004info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DESASSERON,LÚCIA HELENApor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300043Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
title Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
spellingShingle Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE
Ensino de Física
Ensino Médio
Formação de professores
Práticas investigativas e argumentativas
title_short Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
title_full Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
title_fullStr Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
title_sort Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
author CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE
author_facet CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE
SASSERON,LÚCIA HELENA
author_role author
author2 SASSERON,LÚCIA HELENA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE
SASSERON,LÚCIA HELENA
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Ensino Médio
Formação de professores
Práticas investigativas e argumentativas
topic Ensino de Física
Ensino Médio
Formação de professores
Práticas investigativas e argumentativas
description RESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-40142018.3294.0004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.32 n.94 2018
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128208461692928