Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043 |
Resumo: | RESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial. |
id |
UFRJ-8_c7ec0a1bcd7e4c7adfb6fb5e461579fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142018000300043 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professoresEnsino de FísicaEnsino MédioFormação de professoresPráticas investigativas e argumentativasRESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0004info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DESASSERON,LÚCIA HELENApor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300043Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
title |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE Ensino de Física Ensino Médio Formação de professores Práticas investigativas e argumentativas |
title_short |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
title_full |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores |
author |
CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE |
author_facet |
CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE SASSERON,LÚCIA HELENA |
author_role |
author |
author2 |
SASSERON,LÚCIA HELENA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO,ANNA MARIA PESSOA DE SASSERON,LÚCIA HELENA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Ensino Médio Formação de professores Práticas investigativas e argumentativas |
topic |
Ensino de Física Ensino Médio Formação de professores Práticas investigativas e argumentativas |
description |
RESUMO Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-40142018.3294.0004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.32 n.94 2018 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128208461692928 |