(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142021000300007 |
Resumo: | RESUMO Este artigo se volta para um recorte de manuscritos inéditos de Carolina Maria de Jesus, produzidos entre 1958 e 1962, que registram conflitos emergentes com sua profissionalização como “autora” para o projeto editorial protagonizado pelo seu best-seller. Trata-se do embate entre uma visão lapidada da “favelada” - como testemunha de primeira pessoa e “repórter” - ao contrário do desejo prismático da mineira pela escrita criativa e “descolada” dos referentes que lhe eram imediatos. O exame busca caracterizar [a] a pós-modernidade / contemporaneidade a partir de sensibilidades periféricas em interseção de gênero, raça e classe, em vista da desarticulação do tempo e de narrativas lineares (Agamben, 2009); [b] a exacerbação do exercício escópico (Santiago, 2002); e [c] os efeitos generalizados de tal intensificação traduzidos por subjetividades fantasmáticas, em acelerado processo de alienação, reificação e espetacularização (Lukács, 2003). |
id |
UFRJ-8_d0027304a6e04153ac6745f985d23896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142021000300007 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditosCarolina Maria de JesusManuscritosContemporaneidadePós-modernidadeSubjetividades contemporâneasEstudos subalternosRESUMO Este artigo se volta para um recorte de manuscritos inéditos de Carolina Maria de Jesus, produzidos entre 1958 e 1962, que registram conflitos emergentes com sua profissionalização como “autora” para o projeto editorial protagonizado pelo seu best-seller. Trata-se do embate entre uma visão lapidada da “favelada” - como testemunha de primeira pessoa e “repórter” - ao contrário do desejo prismático da mineira pela escrita criativa e “descolada” dos referentes que lhe eram imediatos. O exame busca caracterizar [a] a pós-modernidade / contemporaneidade a partir de sensibilidades periféricas em interseção de gênero, raça e classe, em vista da desarticulação do tempo e de narrativas lineares (Agamben, 2009); [b] a exacerbação do exercício escópico (Santiago, 2002); e [c] os efeitos generalizados de tal intensificação traduzidos por subjetividades fantasmáticas, em acelerado processo de alienação, reificação e espetacularização (Lukács, 2003).Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142021000300007Estudos Avançados v.35 n.103 2021reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2021.35103.001info:eu-repo/semantics/openAccessRosito,Valeriapor2021-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142021000300007Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2021-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
title |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
spellingShingle |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos Rosito,Valeria Carolina Maria de Jesus Manuscritos Contemporaneidade Pós-modernidade Subjetividades contemporâneas Estudos subalternos |
title_short |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
title_full |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
title_fullStr |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
title_full_unstemmed |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
title_sort |
(Obs)cena e espetáculo em Carolina Maria de Jesus: reflexões a partir de seus manuscritos inéditos |
author |
Rosito,Valeria |
author_facet |
Rosito,Valeria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosito,Valeria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carolina Maria de Jesus Manuscritos Contemporaneidade Pós-modernidade Subjetividades contemporâneas Estudos subalternos |
topic |
Carolina Maria de Jesus Manuscritos Contemporaneidade Pós-modernidade Subjetividades contemporâneas Estudos subalternos |
description |
RESUMO Este artigo se volta para um recorte de manuscritos inéditos de Carolina Maria de Jesus, produzidos entre 1958 e 1962, que registram conflitos emergentes com sua profissionalização como “autora” para o projeto editorial protagonizado pelo seu best-seller. Trata-se do embate entre uma visão lapidada da “favelada” - como testemunha de primeira pessoa e “repórter” - ao contrário do desejo prismático da mineira pela escrita criativa e “descolada” dos referentes que lhe eram imediatos. O exame busca caracterizar [a] a pós-modernidade / contemporaneidade a partir de sensibilidades periféricas em interseção de gênero, raça e classe, em vista da desarticulação do tempo e de narrativas lineares (Agamben, 2009); [b] a exacerbação do exercício escópico (Santiago, 2002); e [c] os efeitos generalizados de tal intensificação traduzidos por subjetividades fantasmáticas, em acelerado processo de alienação, reificação e espetacularização (Lukács, 2003). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142021000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142021000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-4014.2021.35103.001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.35 n.103 2021 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128209210376192 |