Artes marciais no Alto Xingu: mito, história e transformações entre guerra e ritual
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Data de Publicação: | 2022 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Mana (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132022000100203 |
Resumo: | Resumo Este texto pretende debater as artes marciais no Alto Xingu. A luta corporal (kindene) e os dardos (jawari) são competições esportivas realizadas durante os rituais interétnicos. O egitsü, ritual pós-funerário aruak-karib, é celebrado em homenagem aos chefes falecidos. É o momento de maior visibilidade e a luta que o encerra, o evento principal, um ensinamento mitológico. O jawari, ritual de origem tupi e também relacionado à chefia, faz a incorporação desses grupos ao universo xinguano no plano histórico. Tais artes marciais serão pensadas como mecanismos voltados à pacificação das relações entre os povos que passam a compor esse sistema regional, a especificidade da pax xinguana. Para tanto, utilizaremos a ferramenta do “enfraquecimento das oposições”, desenvolvida por Lévi-Strauss, na demonstração das transformações entre guerra e ritual. |
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Artes marciais no Alto Xingu: mito, história e transformações entre guerra e ritualAlto XinguRituais interétnicosArtes marciaisPax xinguanaResumo Este texto pretende debater as artes marciais no Alto Xingu. A luta corporal (kindene) e os dardos (jawari) são competições esportivas realizadas durante os rituais interétnicos. O egitsü, ritual pós-funerário aruak-karib, é celebrado em homenagem aos chefes falecidos. É o momento de maior visibilidade e a luta que o encerra, o evento principal, um ensinamento mitológico. O jawari, ritual de origem tupi e também relacionado à chefia, faz a incorporação desses grupos ao universo xinguano no plano histórico. Tais artes marciais serão pensadas como mecanismos voltados à pacificação das relações entre os povos que passam a compor esse sistema regional, a especificidade da pax xinguana. Para tanto, utilizaremos a ferramenta do “enfraquecimento das oposições”, desenvolvida por Lévi-Strauss, na demonstração das transformações entre guerra e ritual.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132022000100203Mana v.28 n.1 2022reponame:Mana (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1678-49442022v28n1a203info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Carlos Eduardopor2022-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S0104-93132022000100203Revistahttp://www.scielo.br/manaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistamana@bighost.com.br||revistamanappgas@gmail.com1678-49440104-9313opendoar:2022-04-12T00:00Mana (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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