“Quem pode mais do que Deus?”: As crianças capuxu e suas experiências com os malassombros
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Mana (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132021000100205 |
Resumo: | Resumo Este artigo etnográfico objetiva analisar as experiências das crianças Capuxu com os malassombros. Ele é produto de uma pesquisa cujo objetivo era investigar a produção da pessoa Capuxu à luz da fabricação dos corpos das crianças. Foi assim que resvalei nas percepções sobre corpo e alma, dimensões da pessoa Capuxu, e dentro da categoria alma revelou-se o conceito nativo de malassombro, aqui abordado através de um diálogo com as noções de morte e medo. Além disso, analiso a agência infantil em estratégias cotidianas para afugentar os malassombros; a inexistência de relação entre a crença em malassombros e a religiosidade; e o reconhecimento de que adultos e crianças podem compartilhar do mesmo repertório de crenças, mas atribuir sentidos diferentes. Demonstro que os Capuxu representam os mortos como almas-malassombradas porque as pessoas e as relações é que são importantes e a morte não impede a tessitura de tais relações. |
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“Quem pode mais do que Deus?”: As crianças capuxu e suas experiências com os malassombrosCrianças CapuxuMorteMedoPessoaMalassombrosResumo Este artigo etnográfico objetiva analisar as experiências das crianças Capuxu com os malassombros. Ele é produto de uma pesquisa cujo objetivo era investigar a produção da pessoa Capuxu à luz da fabricação dos corpos das crianças. Foi assim que resvalei nas percepções sobre corpo e alma, dimensões da pessoa Capuxu, e dentro da categoria alma revelou-se o conceito nativo de malassombro, aqui abordado através de um diálogo com as noções de morte e medo. Além disso, analiso a agência infantil em estratégias cotidianas para afugentar os malassombros; a inexistência de relação entre a crença em malassombros e a religiosidade; e o reconhecimento de que adultos e crianças podem compartilhar do mesmo repertório de crenças, mas atribuir sentidos diferentes. Demonstro que os Capuxu representam os mortos como almas-malassombradas porque as pessoas e as relações é que são importantes e a morte não impede a tessitura de tais relações.Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132021000100205Mana v.27 n.1 2021reponame:Mana (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1678-49442021v27n1a205info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Emilene Leite depor2021-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-93132021000100205Revistahttp://www.scielo.br/manaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistamana@bighost.com.br||revistamanappgas@gmail.com1678-49440104-9313opendoar:2021-05-03T00:00Mana (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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