Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2748 |
Resumo: | Traçando a relação da Internet com o jornalismo, pretende-se observar nesta monografia como a web mudou a forma dos jornalistas produzirem notícias. O trabalho objetiva analisar como o Twitter, microblog e rede social, tornou-se fonte de informação sobre celebridades, bem como o que as mudanças resultantes desta prática provocaram no âmbito do jornalismo de entretenimento. Através de um estudo de caso do site Te Contei, de notícias sobre pessoas famosas, será possível constatar a importância do microblog para o repórter de celebridades e verificar como a informação vinda do Twitter é utilizada pelos jornalistas na produção diária profissional. Através, ainda, de entrevistas com profissionais do ramo, a monografia apresenta o impacto do Twitter nas redações após o surgimento do serviço. |
id |
UFRJ_009c98f79def4dbc1cf3b1be83d49592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2748 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridadesTwitterRedes sociaisCelebridadesNoticiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOTraçando a relação da Internet com o jornalismo, pretende-se observar nesta monografia como a web mudou a forma dos jornalistas produzirem notícias. O trabalho objetiva analisar como o Twitter, microblog e rede social, tornou-se fonte de informação sobre celebridades, bem como o que as mudanças resultantes desta prática provocaram no âmbito do jornalismo de entretenimento. Através de um estudo de caso do site Te Contei, de notícias sobre pessoas famosas, será possível constatar a importância do microblog para o repórter de celebridades e verificar como a informação vinda do Twitter é utilizada pelos jornalistas na produção diária profissional. Através, ainda, de entrevistas com profissionais do ramo, a monografia apresenta o impacto do Twitter nas redações após o surgimento do serviço.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLuz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Castro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires dePessoa, Daniela Nogueira de Alcântara2017-08-29T18:02:08Z2023-12-21T03:00:44Z2010-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPESSOA, Daniela Nogueira de Alcântara. Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades. 2010. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/2748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2748Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
title |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
spellingShingle |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara Redes sociais Celebridades Noticia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
title_full |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
title_fullStr |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
title_full_unstemmed |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
title_sort |
Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades |
author |
Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara |
author_facet |
Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Castro, Paulo César http://lattes.cnpq.br/4482415757591851 Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Twitter Redes sociais Celebridades Noticia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Twitter Redes sociais Celebridades Noticia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Traçando a relação da Internet com o jornalismo, pretende-se observar nesta monografia como a web mudou a forma dos jornalistas produzirem notícias. O trabalho objetiva analisar como o Twitter, microblog e rede social, tornou-se fonte de informação sobre celebridades, bem como o que as mudanças resultantes desta prática provocaram no âmbito do jornalismo de entretenimento. Através de um estudo de caso do site Te Contei, de notícias sobre pessoas famosas, será possível constatar a importância do microblog para o repórter de celebridades e verificar como a informação vinda do Twitter é utilizada pelos jornalistas na produção diária profissional. Através, ainda, de entrevistas com profissionais do ramo, a monografia apresenta o impacto do Twitter nas redações após o surgimento do serviço. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-14 2017-08-29T18:02:08Z 2023-12-21T03:00:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PESSOA, Daniela Nogueira de Alcântara. Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades. 2010. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. http://hdl.handle.net/11422/2748 |
identifier_str_mv |
PESSOA, Daniela Nogueira de Alcântara. Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades. 2010. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958462103552 |