Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2748
Resumo: Traçando a relação da Internet com o jornalismo, pretende-se observar nesta monografia como a web mudou a forma dos jornalistas produzirem notícias. O trabalho objetiva analisar como o Twitter, microblog e rede social, tornou-se fonte de informação sobre celebridades, bem como o que as mudanças resultantes desta prática provocaram no âmbito do jornalismo de entretenimento. Através de um estudo de caso do site Te Contei, de notícias sobre pessoas famosas, será possível constatar a importância do microblog para o repórter de celebridades e verificar como a informação vinda do Twitter é utilizada pelos jornalistas na produção diária profissional. Através, ainda, de entrevistas com profissionais do ramo, a monografia apresenta o impacto do Twitter nas redações após o surgimento do serviço.
id UFRJ_009c98f79def4dbc1cf3b1be83d49592
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2748
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridadesTwitterRedes sociaisCelebridadesNoticiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOTraçando a relação da Internet com o jornalismo, pretende-se observar nesta monografia como a web mudou a forma dos jornalistas produzirem notícias. O trabalho objetiva analisar como o Twitter, microblog e rede social, tornou-se fonte de informação sobre celebridades, bem como o que as mudanças resultantes desta prática provocaram no âmbito do jornalismo de entretenimento. Através de um estudo de caso do site Te Contei, de notícias sobre pessoas famosas, será possível constatar a importância do microblog para o repórter de celebridades e verificar como a informação vinda do Twitter é utilizada pelos jornalistas na produção diária profissional. Através, ainda, de entrevistas com profissionais do ramo, a monografia apresenta o impacto do Twitter nas redações após o surgimento do serviço.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLuz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Castro, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires dePessoa, Daniela Nogueira de Alcântara2017-08-29T18:02:08Z2023-12-21T03:00:44Z2010-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPESSOA, Daniela Nogueira de Alcântara. Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades. 2010. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/2748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2748Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
title Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
spellingShingle Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara
Twitter
Redes sociais
Celebridades
Noticia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
title_full Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
title_fullStr Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
title_full_unstemmed Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
title_sort Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades
author Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara
author_facet Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
Castro, Paulo César
http://lattes.cnpq.br/4482415757591851
Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Daniela Nogueira de Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter
Redes sociais
Celebridades
Noticia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Twitter
Redes sociais
Celebridades
Noticia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Traçando a relação da Internet com o jornalismo, pretende-se observar nesta monografia como a web mudou a forma dos jornalistas produzirem notícias. O trabalho objetiva analisar como o Twitter, microblog e rede social, tornou-se fonte de informação sobre celebridades, bem como o que as mudanças resultantes desta prática provocaram no âmbito do jornalismo de entretenimento. Através de um estudo de caso do site Te Contei, de notícias sobre pessoas famosas, será possível constatar a importância do microblog para o repórter de celebridades e verificar como a informação vinda do Twitter é utilizada pelos jornalistas na produção diária profissional. Através, ainda, de entrevistas com profissionais do ramo, a monografia apresenta o impacto do Twitter nas redações após o surgimento do serviço.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-14
2017-08-29T18:02:08Z
2023-12-21T03:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Daniela Nogueira de Alcântara. Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades. 2010. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
http://hdl.handle.net/11422/2748
identifier_str_mv PESSOA, Daniela Nogueira de Alcântara. Twitter: 140 caracteres como fonte de notícias sobre celebridades. 2010. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://hdl.handle.net/11422/2748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958462103552