A importância da administração pública nos cursos de graduação em administração das universidades federais do estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Evellyn de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12211
Resumo: A história da administração pública, seus traços e suas reformas sofridas imprimiram marcas profundas à noção de Estado que se tem hoje e impactaram a própria caracterização do curso de administração e sua dinâmica. Atualmente, o ensino da administração se divide em dois ramos: administração pública e administração privada (ou só administração). O presente trabalho teve como objeto de estudo as grades curriculares e as ementas dos cursos de administração das universidades federais do estado do Rio de Janeiro. Buscou-se, assim, analisar quanti-qualitativamente, dentro desse universo, a presença e importância da disciplina de Administração Pública (AP), e outras a ela correlatas, nos referidos cursos de graduação. Observou-se que apenas 25% dos 8 cursos de administração analisados contêm AP como disciplina obrigatória. Se for levado em consideração o somatório de todas as disciplinas ofertadas nesses cursos, vê-se que as disciplinas que tratam AP de forma ampla representam menos de 1% desse total, enquanto suas correlatas não chegam a 7%. Face ao exposto, pode-se observar que a AP tem sido colocada à margem do ensino nas graduações de administração das universidades públicas federais do estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, espera se que este trabalho sirva para ampliar o debate sobre o tema e possibilitar que, cada vez mais, os gestores pedagógicos dos cursos de administração reflitam sobre a necessidade de incorporação da dimensão pública nos cursos que lhe competem.
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