Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/23455 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o processo criativo das pinturas da série Fayum na Fronteira, máscaras funerárias feitas em encáustica, parte de uma pesquisa artística sobre a experiência do imigrante latino-americano. Ao longo do trabalho, a autora discorre sobre sua produção autoral ligada ao tema das migrações ao longo do Curso de graduação em Pintura na Escola de Belas Artes. O tema abordado na série versa sobre a morte de imigrantes na fronteira México-Estados Unidos e o papel das artes visuais como mecanismo de reparação simbólica e moral para essas populações. Apresentam-se como exemplos o movimento muralista no bairro da Mission em San Francisco, Califórnia; O Siluetazo, na Argentina; As Arpilleras, no Chile e a obra da artista visual Doris Salcedo, na Colômbia. |
id |
UFRJ_01f25445c635a4f5c175ea4f15ce2d54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/23455 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memóriaPinturaEncáustica (Pintura)MáscarasFayum (Egito)MemóriaImigrantesPaintingEncaustic paintingMasksMemoryImmigrantsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURAEste trabalho apresenta o processo criativo das pinturas da série Fayum na Fronteira, máscaras funerárias feitas em encáustica, parte de uma pesquisa artística sobre a experiência do imigrante latino-americano. Ao longo do trabalho, a autora discorre sobre sua produção autoral ligada ao tema das migrações ao longo do Curso de graduação em Pintura na Escola de Belas Artes. O tema abordado na série versa sobre a morte de imigrantes na fronteira México-Estados Unidos e o papel das artes visuais como mecanismo de reparação simbólica e moral para essas populações. Apresentam-se como exemplos o movimento muralista no bairro da Mission em San Francisco, Califórnia; O Siluetazo, na Argentina; As Arpilleras, no Chile e a obra da artista visual Doris Salcedo, na Colômbia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJVasconcellos, Martha Werneck dehttp://lattes.cnpq.br/6702826238721394http://lattes.cnpq.br/5655886030542562Sekiguchi, Júlio Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5675781412051141Pereira, Ricardo Antonio Barbosa Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6857271969200707Botero, Diana Isabel Lopez2024-08-15T15:39:32Z2024-08-17T03:00:22Z2023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBOTERO, Diana Isabel Lopez. Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://hdl.handle.net/11422/23455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-08-17T03:00:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23455Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-08-17T03:00:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
title |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
spellingShingle |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória Botero, Diana Isabel Lopez Pintura Encáustica (Pintura) Máscaras Fayum (Egito) Memória Imigrantes Painting Encaustic painting Masks Memory Immigrants CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
title_short |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
title_full |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
title_fullStr |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
title_full_unstemmed |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
title_sort |
Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória |
author |
Botero, Diana Isabel Lopez |
author_facet |
Botero, Diana Isabel Lopez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcellos, Martha Werneck de http://lattes.cnpq.br/6702826238721394 http://lattes.cnpq.br/5655886030542562 Sekiguchi, Júlio Ferreira http://lattes.cnpq.br/5675781412051141 Pereira, Ricardo Antonio Barbosa Pereira http://lattes.cnpq.br/6857271969200707 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botero, Diana Isabel Lopez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura Encáustica (Pintura) Máscaras Fayum (Egito) Memória Imigrantes Painting Encaustic painting Masks Memory Immigrants CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
topic |
Pintura Encáustica (Pintura) Máscaras Fayum (Egito) Memória Imigrantes Painting Encaustic painting Masks Memory Immigrants CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
description |
Este trabalho apresenta o processo criativo das pinturas da série Fayum na Fronteira, máscaras funerárias feitas em encáustica, parte de uma pesquisa artística sobre a experiência do imigrante latino-americano. Ao longo do trabalho, a autora discorre sobre sua produção autoral ligada ao tema das migrações ao longo do Curso de graduação em Pintura na Escola de Belas Artes. O tema abordado na série versa sobre a morte de imigrantes na fronteira México-Estados Unidos e o papel das artes visuais como mecanismo de reparação simbólica e moral para essas populações. Apresentam-se como exemplos o movimento muralista no bairro da Mission em San Francisco, Califórnia; O Siluetazo, na Argentina; As Arpilleras, no Chile e a obra da artista visual Doris Salcedo, na Colômbia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-08 2024-08-15T15:39:32Z 2024-08-17T03:00:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOTERO, Diana Isabel Lopez. Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. http://hdl.handle.net/11422/23455 |
identifier_str_mv |
BOTERO, Diana Isabel Lopez. Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/23455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456058822361088 |