Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Fabio Soares
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3092
Resumo: Os osciladores acoplados não são abordados no Ensino Médio porque necessitam do conhecimento de equações diferenciais. As equações diferenciais não fazem parte do currículo do Ensino Médio. Fizemos um estudo que utiliza vídeos didáticos, os aplicativos livres VirtualDub, ImageJ e o aplicativo Microsoft Excel, para ensinar de forma semiquantitativa, os osciladores harmônicos acoplados sem as equações diferenciais. Utilizamos para isto, o vídeo “Oscilações” [1] desenvolvido anteriormente no LADIF e os vídeos “Pêndulos acoplados” [2] e “Osciladores forçados” [3] que nós produzidos para este estudo. É possível observar no vídeo “Pêndulos acoplados” que eles não realizam, em geral, um movimento harmônico simples (MHS). Todavia, existem pelos menos duas formas de iniciar o movimento dos pêndulos acoplados onde eles realizam movimentos harmônicos simples (modos normais de oscilação). Mostramos também que o movimento geral dos pêndulos acoplados pode ser obtido somando-se as funções que descrevem os modos normais de oscilação dos pêndulos. A possibilidade de se visualizar os modos normais de osciladores acoplados com oscilações forçadas foi apresentada nos vídeos “Pêndulos acoplados” e “Osciladores forçados”. E finalmente, relacionamos de forma superficial o conteúdo desenvolvido à qualidade do som conhecida como timbre.
id UFRJ_01fe7ee335bc7b299c5c7bb4b3192ce8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3092
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticosOsciladoresEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESOs osciladores acoplados não são abordados no Ensino Médio porque necessitam do conhecimento de equações diferenciais. As equações diferenciais não fazem parte do currículo do Ensino Médio. Fizemos um estudo que utiliza vídeos didáticos, os aplicativos livres VirtualDub, ImageJ e o aplicativo Microsoft Excel, para ensinar de forma semiquantitativa, os osciladores harmônicos acoplados sem as equações diferenciais. Utilizamos para isto, o vídeo “Oscilações” [1] desenvolvido anteriormente no LADIF e os vídeos “Pêndulos acoplados” [2] e “Osciladores forçados” [3] que nós produzidos para este estudo. É possível observar no vídeo “Pêndulos acoplados” que eles não realizam, em geral, um movimento harmônico simples (MHS). Todavia, existem pelos menos duas formas de iniciar o movimento dos pêndulos acoplados onde eles realizam movimentos harmônicos simples (modos normais de oscilação). Mostramos também que o movimento geral dos pêndulos acoplados pode ser obtido somando-se as funções que descrevem os modos normais de oscilação dos pêndulos. A possibilidade de se visualizar os modos normais de osciladores acoplados com oscilações forçadas foi apresentada nos vídeos “Pêndulos acoplados” e “Osciladores forçados”. E finalmente, relacionamos de forma superficial o conteúdo desenvolvido à qualidade do som conhecida como timbre.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJAlmeida, Maria Antonieta Teixeira deSoares, VitorvaniTort, Alexandre CarlosMoraes, Andreia Guerra dePinheiro, Fabio Soares2017-11-01T17:06:55Z2023-12-21T03:03:45Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/3092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3092Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:14:04.968145Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
title Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
spellingShingle Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
Pinheiro, Fabio Soares
Osciladores
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
title_short Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
title_full Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
title_fullStr Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
title_full_unstemmed Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
title_sort Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
author Pinheiro, Fabio Soares
author_facet Pinheiro, Fabio Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria Antonieta Teixeira de
Soares, Vitorvani
Tort, Alexandre Carlos
Moraes, Andreia Guerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Fabio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Osciladores
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
topic Osciladores
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
description Os osciladores acoplados não são abordados no Ensino Médio porque necessitam do conhecimento de equações diferenciais. As equações diferenciais não fazem parte do currículo do Ensino Médio. Fizemos um estudo que utiliza vídeos didáticos, os aplicativos livres VirtualDub, ImageJ e o aplicativo Microsoft Excel, para ensinar de forma semiquantitativa, os osciladores harmônicos acoplados sem as equações diferenciais. Utilizamos para isto, o vídeo “Oscilações” [1] desenvolvido anteriormente no LADIF e os vídeos “Pêndulos acoplados” [2] e “Osciladores forçados” [3] que nós produzidos para este estudo. É possível observar no vídeo “Pêndulos acoplados” que eles não realizam, em geral, um movimento harmônico simples (MHS). Todavia, existem pelos menos duas formas de iniciar o movimento dos pêndulos acoplados onde eles realizam movimentos harmônicos simples (modos normais de oscilação). Mostramos também que o movimento geral dos pêndulos acoplados pode ser obtido somando-se as funções que descrevem os modos normais de oscilação dos pêndulos. A possibilidade de se visualizar os modos normais de osciladores acoplados com oscilações forçadas foi apresentada nos vídeos “Pêndulos acoplados” e “Osciladores forçados”. E finalmente, relacionamos de forma superficial o conteúdo desenvolvido à qualidade do som conhecida como timbre.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2017-11-01T17:06:55Z
2023-12-21T03:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/3092
url http://hdl.handle.net/11422/3092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672586681188352