Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3092 |
Resumo: | Os osciladores acoplados não são abordados no Ensino Médio porque necessitam do conhecimento de equações diferenciais. As equações diferenciais não fazem parte do currículo do Ensino Médio. Fizemos um estudo que utiliza vídeos didáticos, os aplicativos livres VirtualDub, ImageJ e o aplicativo Microsoft Excel, para ensinar de forma semiquantitativa, os osciladores harmônicos acoplados sem as equações diferenciais. Utilizamos para isto, o vídeo “Oscilações” [1] desenvolvido anteriormente no LADIF e os vídeos “Pêndulos acoplados” [2] e “Osciladores forçados” [3] que nós produzidos para este estudo. É possível observar no vídeo “Pêndulos acoplados” que eles não realizam, em geral, um movimento harmônico simples (MHS). Todavia, existem pelos menos duas formas de iniciar o movimento dos pêndulos acoplados onde eles realizam movimentos harmônicos simples (modos normais de oscilação). Mostramos também que o movimento geral dos pêndulos acoplados pode ser obtido somando-se as funções que descrevem os modos normais de oscilação dos pêndulos. A possibilidade de se visualizar os modos normais de osciladores acoplados com oscilações forçadas foi apresentada nos vídeos “Pêndulos acoplados” e “Osciladores forçados”. E finalmente, relacionamos de forma superficial o conteúdo desenvolvido à qualidade do som conhecida como timbre. |
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Um estudo de osciladores para o ensino médio com vídeos didáticosOsciladoresEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESOs osciladores acoplados não são abordados no Ensino Médio porque necessitam do conhecimento de equações diferenciais. As equações diferenciais não fazem parte do currículo do Ensino Médio. Fizemos um estudo que utiliza vídeos didáticos, os aplicativos livres VirtualDub, ImageJ e o aplicativo Microsoft Excel, para ensinar de forma semiquantitativa, os osciladores harmônicos acoplados sem as equações diferenciais. Utilizamos para isto, o vídeo “Oscilações” [1] desenvolvido anteriormente no LADIF e os vídeos “Pêndulos acoplados” [2] e “Osciladores forçados” [3] que nós produzidos para este estudo. É possível observar no vídeo “Pêndulos acoplados” que eles não realizam, em geral, um movimento harmônico simples (MHS). Todavia, existem pelos menos duas formas de iniciar o movimento dos pêndulos acoplados onde eles realizam movimentos harmônicos simples (modos normais de oscilação). Mostramos também que o movimento geral dos pêndulos acoplados pode ser obtido somando-se as funções que descrevem os modos normais de oscilação dos pêndulos. A possibilidade de se visualizar os modos normais de osciladores acoplados com oscilações forçadas foi apresentada nos vídeos “Pêndulos acoplados” e “Osciladores forçados”. E finalmente, relacionamos de forma superficial o conteúdo desenvolvido à qualidade do som conhecida como timbre.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJAlmeida, Maria Antonieta Teixeira deSoares, VitorvaniTort, Alexandre CarlosMoraes, Andreia Guerra dePinheiro, Fabio Soares2017-11-01T17:06:55Z2023-12-21T03:03:45Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/3092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3092Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:14:04.968145Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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