A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8193 |
Resumo: | Neste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol). |
id |
UFRJ_02b41967e572c35602db1a916f9749ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8193 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteisExperimento virtualEnsino médioEnsino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALNeste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresDias, Penha Maria CardosoMadeiro, Bruno Dutra2019-05-24T13:58:07Z2023-12-21T03:05:52Z2007-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:52Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8193Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
title |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
spellingShingle |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis Madeiro, Bruno Dutra Experimento virtual Ensino médio Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
title_full |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
title_fullStr |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
title_full_unstemmed |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
title_sort |
A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis |
author |
Madeiro, Bruno Dutra |
author_facet |
Madeiro, Bruno Dutra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Wilma Machado Soares Dias, Penha Maria Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeiro, Bruno Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimento virtual Ensino médio Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Experimento virtual Ensino médio Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
Neste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04 2019-05-24T13:58:07Z 2023-12-21T03:05:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/8193 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455989739028480 |