A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeiro, Bruno Dutra
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8193
Resumo: Neste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol).
id UFRJ_02b41967e572c35602db1a916f9749ba
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8193
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteisExperimento virtualEnsino médioEnsino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALNeste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresDias, Penha Maria CardosoMadeiro, Bruno Dutra2019-05-24T13:58:07Z2023-12-21T03:05:52Z2007-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:52Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8193Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
title A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
spellingShingle A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
Madeiro, Bruno Dutra
Experimento virtual
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
title_full A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
title_fullStr A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
title_full_unstemmed A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
title_sort A história da Física e experimentos como facilitadores do ensino de lançamento de projéteis
author Madeiro, Bruno Dutra
author_facet Madeiro, Bruno Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wilma Machado Soares
Dias, Penha Maria Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeiro, Bruno Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Experimento virtual
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Experimento virtual
Ensino médio
Ensino e aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Neste trabalho, propomos uma forma alternativa de apresentar conceitos sobre lançamento de um projétil ao aluno do Ensino Médio, inspirado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas recomendações dos PCN. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física. O conteúdo do trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de conhecimentos prévios de alunos da turma 201 e 301, 2ª série e 3ª série do Colégio Hélio Alonso, unidade Méier, da rede particular, cujo objetivo principal foi investigar a relevância do tema na vida dos alunos. Experimentos e a história da física foram utilizados como organizadores prévios de acordo com as diretrizes da teoria da Aprendizagem Significativa. Á História da Física, por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativo, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Com o objetivo de tornar mais interessante o tema em questão, foi elaborada uma simulação utilizando o software didático MODELLUS, que ilustra o lançamento de um projétil (bola de futebol).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04
2019-05-24T13:58:07Z
2023-12-21T03:05:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8193
url http://hdl.handle.net/11422/8193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989739028480