Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/797 |
Resumo: | A partir da evolução da população idosa no Brasil, e de seu poder de compra, o estudo de seus hábitos de consumo é um tema atual e importante. No que tange a oferta de produtos e serviços de beleza, que corresponde a um segmento lucrativo em crescimento, ainda privilegia-se a consumidora jovem. Nesse trabalho, analisa-se o comportamento de consumo da mulher idosa, explorando as oportunidades existentes no segmento da beleza, e é questionada a imposição do padrão estético associado à juventude. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com sete mulheres idosas residentes no Rio de Janeiro, a partir da qual foi possível inferir sobre os médicos dermatologistas como grupo de referência na compra de cosméticos, sobre os atributos valorizados no momento da compra, além da relação da amostra com o seu corpo e idade. Foi possível, ainda, perceber que há espaço no mercado para o investimento mais expressivo nesse nicho. |
id |
UFRJ_0356f4ab588605ec96e343bf75c775ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/797 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Florentino, Thaís Portilhohttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Neves, Gláucia Salvadorhttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545Almeida, Alda Rosana Duarte de2016-09-20T18:41:42Z2023-11-30T03:02:05Z2014-12-03FLORENTINO, Thaís Portilho. Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/797Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-26T19:39:42Z No. of bitstreams: 1 TFlorentino.pdf: 1044101 bytes, checksum: 7ce36c9ddb4c66a235253027e986fd4e (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-20T18:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFlorentino.pdf: 1044101 bytes, checksum: 7ce36c9ddb4c66a235253027e986fd4e (MD5) Previous issue date: 2014-12-03A partir da evolução da população idosa no Brasil, e de seu poder de compra, o estudo de seus hábitos de consumo é um tema atual e importante. No que tange a oferta de produtos e serviços de beleza, que corresponde a um segmento lucrativo em crescimento, ainda privilegia-se a consumidora jovem. Nesse trabalho, analisa-se o comportamento de consumo da mulher idosa, explorando as oportunidades existentes no segmento da beleza, e é questionada a imposição do padrão estético associado à juventude. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com sete mulheres idosas residentes no Rio de Janeiro, a partir da qual foi possível inferir sobre os médicos dermatologistas como grupo de referência na compra de cosméticos, sobre os atributos valorizados no momento da compra, além da relação da amostra com o seu corpo e idade. Foi possível, ainda, perceber que há espaço no mercado para o investimento mais expressivo nesse nicho.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMercado de belezaTerceira idadeConsumoServiçosPerfil do consumidorVaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da belezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTFlorentino.pdfTFlorentino.pdfapplication/pdf1044101http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/797/1/TFlorentino.pdf7ce36c9ddb4c66a235253027e986fd4eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/797/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTTFlorentino.pdf.txtTFlorentino.pdf.txtExtracted texttext/plain145731http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/797/3/TFlorentino.pdf.txtf02e6f660772153bb61367c2c3a9460dMD5311422/7972023-11-30 00:02:05.885oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
title |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
spellingShingle |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza Florentino, Thaís Portilho CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mercado de beleza Terceira idade Consumo Serviços Perfil do consumidor |
title_short |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
title_full |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
title_fullStr |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
title_full_unstemmed |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
title_sort |
Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza |
author |
Florentino, Thaís Portilho |
author_facet |
Florentino, Thaís Portilho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florentino, Thaís Portilho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Neves, Gláucia Salvador |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3598534302321545 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de |
contributor_str_mv |
Rett, Lucimara Neves, Gláucia Salvador Almeida, Alda Rosana Duarte de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mercado de beleza Terceira idade Consumo Serviços Perfil do consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de beleza Terceira idade Consumo Serviços Perfil do consumidor |
description |
A partir da evolução da população idosa no Brasil, e de seu poder de compra, o estudo de seus hábitos de consumo é um tema atual e importante. No que tange a oferta de produtos e serviços de beleza, que corresponde a um segmento lucrativo em crescimento, ainda privilegia-se a consumidora jovem. Nesse trabalho, analisa-se o comportamento de consumo da mulher idosa, explorando as oportunidades existentes no segmento da beleza, e é questionada a imposição do padrão estético associado à juventude. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com sete mulheres idosas residentes no Rio de Janeiro, a partir da qual foi possível inferir sobre os médicos dermatologistas como grupo de referência na compra de cosméticos, sobre os atributos valorizados no momento da compra, além da relação da amostra com o seu corpo e idade. Foi possível, ainda, perceber que há espaço no mercado para o investimento mais expressivo nesse nicho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T18:41:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FLORENTINO, Thaís Portilho. Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/797 |
identifier_str_mv |
FLORENTINO, Thaís Portilho. Vaidade não tem idade: mulheres idosas e o mercado da beleza. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/797/1/TFlorentino.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/797/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/797/3/TFlorentino.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ce36c9ddb4c66a235253027e986fd4e dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 f02e6f660772153bb61367c2c3a9460d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097068501958656 |