Análise do desempenho propulsivo em navios de alta velocidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueroa, Luis Fernando Concha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13356
Resumo: O objetivo desta dissertação é desenvolver uma ferramenta computacional para estimar, com alta precisão, o desempenho propulsivo (potência BHP e a eficiência total), nas embarcações de alta velocidade em baixas e altas velocidades utilizando apenas dados geométricos do casco e do propulsor, avaliando-se também o risco de cavitação do propulsor. Este algoritmo permitirá otimizar ou selecionar o sistema propulsivo destas embarcações. Para atingir este objetivo, métodos para calcular a resistência ao avanço, os coeficientes da interação casco-propulsor, a potência requerida pelo propulsor e a cavitação foram estudados e implementados no algoritmo desenvolvido em LabVIEW. Para verificar a precisão do algoritmo dois casos de estudo são avaliados. O primeiro caso verifica o cálculo de potência, rotação e torque realizado pelo algoritmo, fornecendo bons resultados. Neste caso, o algoritmo foi utilizado para otimizar o sistema propulsivo, conseguindo-se melhorar o desempenho propulsivo. O segundo caso, avalia a precisão do cálculo de resistência utilizando três modelos de deslocamento de alta velocidade, validando os métodos utilizados na dissertação. Além disso, um sistema propulsivo foi selecionado para um dos modelos utilizando-se o algoritmo.
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Para atingir este objetivo, métodos para calcular a resistência ao avanço, os coeficientes da interação casco-propulsor, a potência requerida pelo propulsor e a cavitação foram estudados e implementados no algoritmo desenvolvido em LabVIEW. Para verificar a precisão do algoritmo dois casos de estudo são avaliados. O primeiro caso verifica o cálculo de potência, rotação e torque realizado pelo algoritmo, fornecendo bons resultados. Neste caso, o algoritmo foi utilizado para otimizar o sistema propulsivo, conseguindo-se melhorar o desempenho propulsivo. O segundo caso, avalia a precisão do cálculo de resistência utilizando três modelos de deslocamento de alta velocidade, validando os métodos utilizados na dissertação. Além disso, um sistema propulsivo foi selecionado para um dos modelos utilizando-se o algoritmo.The objective of this work is to develop a computational tool to estimate the propulsive performance (BHP power and total efficiency) with high precision of high speed crafts at low and high speeds by using only hull and propeller geometric data. Cavitation levels on propellers were also evaluated. This algorithm will optimize or select the propulsion system of these vessels. In order to reach this objective, methods to calculate the resistance, hull-propeller interaction coefficients, required propeller power and capitation coefficients were studied and programmed in the algorithm developed in LabVIEW. To verify the accuracy of the algorithm two case studies were evaluated. The first case verifies the calculation of power, rotation and torque performed by the algorithm, providing good results. In this case, the algorithm was used to optimize the propulsion system, improving the propulsion performance. The second case evaluates the accuracy of the resistance calculation using three models of high speed displacement, validating methods used in this work. In addition, a propulsion system was selected for one of the models by using the algorithm.Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2020-10-31T01:59:16Z No. of bitstreams: 1 LuisFernandoConchaFigueroa.pdf: 4738804 bytes, checksum: 407090388ac11e3f019b70216dc1ac50 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-31T01:59:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuisFernandoConchaFigueroa.pdf: 4738804 bytes, checksum: 407090388ac11e3f019b70216dc1ac50 (MD5) Previous issue date: 2019-03porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia OceânicaUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASDesempenho propulsivoNavios de alta velocidadeDesempenho hidrodinâmicoCavitaçãoInteração casco-propulsorAnálise do desempenho propulsivo em navios de alta velocidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLuisFernandoConchaFigueroa.pdfLuisFernandoConchaFigueroa.pdfapplication/pdf4738804http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13356/1/LuisFernandoConchaFigueroa.pdf407090388ac11e3f019b70216dc1ac50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13356/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/133562023-11-30 00:03:34.992oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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