Metodologia para elaboração de planos de contingência para o transporte público durante megaeventos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10374 |
Resumo: | As cidades que recebem megaeventos como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Copa das Confederações, maratonas, a Jornada Mundial da Juventude e festivais de música, como o Rock in Rio, elaboram um plano operacional de transportes no qual o transporte público é o modo principal para o deslocamento do público espectador. No entanto, desenvolver apenas o plano operacional de transportes não é suficiente, pois todo planejamento deve estar acompanhado de um plano de contingência para resposta imediata a um problema ou crise no sistema. Com base neste contexto, essa dissertação tem como objetivo propor uma metodologia para elaboração de planos de contingência para o transporte público durante megaeventos, com apresentação dos procedimentos e recursos necessários para esse plano. O método adotado na presente pesquisa é o de análise comparativa das metodologias utilizadas nas cidades estrangeiras por meio da revisão da literatura sobre a estrutura dos planos de contingência. Novas etapas são apresentadas na metodologia desenvolvida nesta dissertação. Com isso, a pesquisa se mostra relevante tendo em vista os megaeventos que acontecem com frequência nas cidades e que incentivam o uso do transporte público, como o Réveillon, os festivais de música, as maratonas internacionais, o Carnaval nas cidades brasileiras, os eventos religiosos como a Jornada Mundial da Juventude e os megaeventos esportivos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os Jogos Olímpicos de Inverno e a Copa do Mundo. Por meio da metodologia proposta é possível que haja um interesse maior dos órgãos públicos locais e dos operadores de transportes na elaboração dos planos de contingência para o sistema de transporte público durante megaeventos. |
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Com base neste contexto, essa dissertação tem como objetivo propor uma metodologia para elaboração de planos de contingência para o transporte público durante megaeventos, com apresentação dos procedimentos e recursos necessários para esse plano. O método adotado na presente pesquisa é o de análise comparativa das metodologias utilizadas nas cidades estrangeiras por meio da revisão da literatura sobre a estrutura dos planos de contingência. Novas etapas são apresentadas na metodologia desenvolvida nesta dissertação. Com isso, a pesquisa se mostra relevante tendo em vista os megaeventos que acontecem com frequência nas cidades e que incentivam o uso do transporte público, como o Réveillon, os festivais de música, as maratonas internacionais, o Carnaval nas cidades brasileiras, os eventos religiosos como a Jornada Mundial da Juventude e os megaeventos esportivos como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os Jogos Olímpicos de Inverno e a Copa do Mundo. Por meio da metodologia proposta é possível que haja um interesse maior dos órgãos públicos locais e dos operadores de transportes na elaboração dos planos de contingência para o sistema de transporte público durante megaeventos.Cities that host mega-events such as the World Cup, the Olympic and Paralympic Games, the Confederations Cup, marathons, World Youth Day and music festivals, for example, Rock in Rio, draw up an transportation operational planning in which public transport is the main mode for the spectators. However, developing only the transportation operational planning is not enough since all planning must be accompanied by a contingency plan to respond immediately to a problem or crisis in the system. Based on this context this dissertation intends to develop a new methodology of contingency plans for public transport during mega-events with presentation of the procedures and resources necessary for this plan. The method adopted in this research is the comparative analysis of the methodologies used in foreign cities through the literature review on the framework of the contingency plans. New and specific steps are presented in the methodology developed in this dissertation. Therefore, the research proved to be relevant considering the mega-events that happen often in cities and that encourage the use of public transportation, such as New Year's Eve, music festivals, international marathons, Carnival in Brazilian cities, religious events such as the World Youth Day and mega-sporting events like the Olympic and Paralympic Games, the Winter Olympics and the World Cup. Through the proposed methodology it is possible that there is a greater interest of local public bodies and the transport operators in the elaboration of contingency plans for the public transport system during mega-events.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-11-04T17:44:12Z No. of bitstreams: 1 877246.pdf: 1706920 bytes, checksum: a2d2fab84ffb7ac6fdfc069916f6e3ca (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-04T17:44:12Z (GMT). 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