Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17268 |
Resumo: | Dentro do contexto da desordem urbana atual, o poder público do Município do Rio de Janeiro realizou diversas intervenções na infraestrutura urbana, como a racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul e o projeto Porto Maravilha, que prevê a revitalização da Região Portuária e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016). Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática escolheu-se os seguintes indicadores ambientais: Emissões de Gases de Efeito Estufa (emissões totais e per capita de CO2, CH4, N2O), Poluição do Ar (emissões totais e per capita de CO, NOX, HCNM, MP10 Comb.) e Energia (energia útil consumida dos ônibus e do VLT). Os indicadores foram calculados seguindo a abordagem bottom-up do IPCC. Como resultado, tanto os gases de efeito estufa quanto os poluentes atmosféricos tiveram suas emissões reduzidas do primeiro cenário para o segundo. |
id |
UFRJ_0632f3750800e119c444f61434ccbab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17268 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi dehttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659http://lattes.cnpq.br/9038827975238377Marujo, Lino GuimarãesAraújo, Afonso Augusto Magalhães deD’Agosto, Márcio de Almeida2022-06-15T18:46:40Z2023-11-30T03:04:54Z2016-09http://hdl.handle.net/11422/17268Submitted by Tayssa Craveiro (tayssadsc@gmail.com) on 2021-05-10T18:54:31Z No. of bitstreams: 1 monopoli10018736.pdf: 1633997 bytes, checksum: 6b21d2bd7b819c9496c340257d0543fe (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2022-06-15T18:46:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10018736.pdf: 1633997 bytes, checksum: 6b21d2bd7b819c9496c340257d0543fe (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-15T18:46:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10018736.pdf: 1633997 bytes, checksum: 6b21d2bd7b819c9496c340257d0543fe (MD5) Previous issue date: 2016-09Dentro do contexto da desordem urbana atual, o poder público do Município do Rio de Janeiro realizou diversas intervenções na infraestrutura urbana, como a racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul e o projeto Porto Maravilha, que prevê a revitalização da Região Portuária e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016). Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática escolheu-se os seguintes indicadores ambientais: Emissões de Gases de Efeito Estufa (emissões totais e per capita de CO2, CH4, N2O), Poluição do Ar (emissões totais e per capita de CO, NOX, HCNM, MP10 Comb.) e Energia (energia útil consumida dos ônibus e do VLT). Os indicadores foram calculados seguindo a abordagem bottom-up do IPCC. Como resultado, tanto os gases de efeito estufa quanto os poluentes atmosféricos tiveram suas emissões reduzidas do primeiro cenário para o segundo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIASMobilidade urbana sustentávelTransporte de passageiros sustentávelIndicadores ambientaisVeículo leve sobre trilhosAvaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientaisImplementation assessment of Rio de Janeiro’s light rail train through environmental indicatorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10018736.pdfmonopoli10018736.pdfapplication/pdf1633997http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17268/1/monopoli10018736.pdf6b21d2bd7b819c9496c340257d0543feMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17268/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/172682023-11-30 00:04:54.946oai:pantheon.ufrj.br:11422/17268TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Implementation assessment of Rio de Janeiro’s light rail train through environmental indicators |
title |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
spellingShingle |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de CNPQ::ENGENHARIAS Mobilidade urbana sustentável Transporte de passageiros sustentável Indicadores ambientais Veículo leve sobre trilhos |
title_short |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
title_full |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
title_fullStr |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
title_full_unstemmed |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
title_sort |
Avaliação da implementação do VLT do Rio de Janeiro por meio de indicadores ambientais |
author |
Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de |
author_facet |
Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9038827975238377 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Isabela Rocha Pombo Lessi de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marujo, Lino Guimarães |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araújo, Afonso Augusto Magalhães de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
D’Agosto, Márcio de Almeida |
contributor_str_mv |
Marujo, Lino Guimarães Araújo, Afonso Augusto Magalhães de D’Agosto, Márcio de Almeida |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Mobilidade urbana sustentável Transporte de passageiros sustentável Indicadores ambientais Veículo leve sobre trilhos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade urbana sustentável Transporte de passageiros sustentável Indicadores ambientais Veículo leve sobre trilhos |
description |
Dentro do contexto da desordem urbana atual, o poder público do Município do Rio de Janeiro realizou diversas intervenções na infraestrutura urbana, como a racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul e o projeto Porto Maravilha, que prevê a revitalização da Região Portuária e a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O objetivo geral desse trabalho é comparar e analisar dois cenários de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro, por meio da seleção de indicadores ambientais. O primeiro cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro antes da racionalização (maio de 2015) e o segundo cenário considera as linhas de ônibus que passam pelo centro após a racionalização e a operação do VLT (maio de 2016). Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática escolheu-se os seguintes indicadores ambientais: Emissões de Gases de Efeito Estufa (emissões totais e per capita de CO2, CH4, N2O), Poluição do Ar (emissões totais e per capita de CO, NOX, HCNM, MP10 Comb.) e Energia (energia útil consumida dos ônibus e do VLT). Os indicadores foram calculados seguindo a abordagem bottom-up do IPCC. Como resultado, tanto os gases de efeito estufa quanto os poluentes atmosféricos tiveram suas emissões reduzidas do primeiro cenário para o segundo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T18:46:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17268 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17268/1/monopoli10018736.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17268/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b21d2bd7b819c9496c340257d0543fe dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097201450909696 |