Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17333 |
Resumo: | A presente monografia busca compreender o que é educação afetiva, bem como elencar as práticas pedagógicas consideradas afetivas de quatro educadores, quais sejam: Johann Pestalozzi (1746-1827), Giovanni Bosco (1815-1888), Maria Montessori (1870- 1952) e Ron Clark (1972-). Este trabalho, de cunho qualitativo e do tipo revisão bibliográfica, tem como objetivo demonstrar a possibilidade do impacto da afetividade na relação professor-aluno e suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem de ambos. Além disso, esta pesquisa especificou-se na idade de entrada da criança na escola, que tem como obrigatoriedade, no Brasil, ser de 4 anos. Essa faixa etária é recorrente nos estudos do psicanalista e pediatra D. W. Winnicott (1896-1971) sobre desenvolvimento infantil. Utilizando os conceitos de confiabilidade, segurança e ambiente suficientemente bom (1964, 1965, 1982, 1986, 1999, 2005, 2012) do autor já citado, pretendeu-se aqui relacioná-los com as práticas pedagógicas afetivas dos educadores, de modo a evidenciar a relevância da afetividade na educação. |
id |
UFRJ_06e544e9a2b6079b29ecbc6bcc96f685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17333 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosaPsicologiaPrática de ensinoEnsino e aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA presente monografia busca compreender o que é educação afetiva, bem como elencar as práticas pedagógicas consideradas afetivas de quatro educadores, quais sejam: Johann Pestalozzi (1746-1827), Giovanni Bosco (1815-1888), Maria Montessori (1870- 1952) e Ron Clark (1972-). Este trabalho, de cunho qualitativo e do tipo revisão bibliográfica, tem como objetivo demonstrar a possibilidade do impacto da afetividade na relação professor-aluno e suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem de ambos. Além disso, esta pesquisa especificou-se na idade de entrada da criança na escola, que tem como obrigatoriedade, no Brasil, ser de 4 anos. Essa faixa etária é recorrente nos estudos do psicanalista e pediatra D. W. Winnicott (1896-1971) sobre desenvolvimento infantil. Utilizando os conceitos de confiabilidade, segurança e ambiente suficientemente bom (1964, 1965, 1982, 1986, 1999, 2005, 2012) do autor já citado, pretendeu-se aqui relacioná-los com as práticas pedagógicas afetivas dos educadores, de modo a evidenciar a relevância da afetividade na educação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMaia, Maria Vitória Campos MamedeScofano, Reuber GerbassiCoimbra, Silvia Gabrielle BrazGeada, Natasha Moutinho2022-06-20T21:13:17Z2023-12-21T03:08:58Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGEADA, Natasha Moutinho. Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17333Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
title |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
spellingShingle |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa Geada, Natasha Moutinho Psicologia Prática de ensino Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
title_full |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
title_fullStr |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
title_full_unstemmed |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
title_sort |
Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa |
author |
Geada, Natasha Moutinho |
author_facet |
Geada, Natasha Moutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Maria Vitória Campos Mamede Scofano, Reuber Gerbassi Coimbra, Silvia Gabrielle Braz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geada, Natasha Moutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Prática de ensino Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Psicologia Prática de ensino Ensino e aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
A presente monografia busca compreender o que é educação afetiva, bem como elencar as práticas pedagógicas consideradas afetivas de quatro educadores, quais sejam: Johann Pestalozzi (1746-1827), Giovanni Bosco (1815-1888), Maria Montessori (1870- 1952) e Ron Clark (1972-). Este trabalho, de cunho qualitativo e do tipo revisão bibliográfica, tem como objetivo demonstrar a possibilidade do impacto da afetividade na relação professor-aluno e suas possíveis contribuições para o processo de aprendizagem de ambos. Além disso, esta pesquisa especificou-se na idade de entrada da criança na escola, que tem como obrigatoriedade, no Brasil, ser de 4 anos. Essa faixa etária é recorrente nos estudos do psicanalista e pediatra D. W. Winnicott (1896-1971) sobre desenvolvimento infantil. Utilizando os conceitos de confiabilidade, segurança e ambiente suficientemente bom (1964, 1965, 1982, 1986, 1999, 2005, 2012) do autor já citado, pretendeu-se aqui relacioná-los com as práticas pedagógicas afetivas dos educadores, de modo a evidenciar a relevância da afetividade na educação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 2022-06-20T21:13:17Z 2023-12-21T03:08:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GEADA, Natasha Moutinho. Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/17333 |
identifier_str_mv |
GEADA, Natasha Moutinho. Educação afetiva: contribuições para uma prática pedagógica afetuosa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456030332551168 |