Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Luiz Gustavo Lannes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8227
Resumo: A ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório.
id UFRJ_075db2a6cfbcd4ba424fcd2647b9c79a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8227
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científicaEspelhosEnsino e AprendizagemCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALA ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresGaspar, Marcos BinderlyDias, Penha Maria CardosoChagas, Luiz Gustavo Lannes2019-05-29T13:53:18Z2023-12-21T03:05:54Z2007-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/8227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8227Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
title Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
spellingShingle Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
Chagas, Luiz Gustavo Lannes
Espelhos
Ensino e Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
title_full Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
title_fullStr Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
title_full_unstemmed Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
title_sort Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
author Chagas, Luiz Gustavo Lannes
author_facet Chagas, Luiz Gustavo Lannes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wilma Machado Soares
Gaspar, Marcos Binderly
Dias, Penha Maria Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Luiz Gustavo Lannes
dc.subject.por.fl_str_mv Espelhos
Ensino e Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Espelhos
Ensino e Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description A ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-05
2019-05-29T13:53:18Z
2023-12-21T03:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/8227
identifier_str_mv CHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/8227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455990164750336