Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8227 |
Resumo: | A ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório. |
id |
UFRJ_075db2a6cfbcd4ba424fcd2647b9c79a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8227 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científicaEspelhosEnsino e AprendizagemCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALA ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJSantos, Wilma Machado SoaresGaspar, Marcos BinderlyDias, Penha Maria CardosoChagas, Luiz Gustavo Lannes2019-05-29T13:53:18Z2023-12-21T03:05:54Z2007-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/8227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8227Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
title |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
spellingShingle |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica Chagas, Luiz Gustavo Lannes Espelhos Ensino e Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
title_short |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
title_full |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
title_fullStr |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
title_full_unstemmed |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
title_sort |
Espelhos esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica |
author |
Chagas, Luiz Gustavo Lannes |
author_facet |
Chagas, Luiz Gustavo Lannes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Wilma Machado Soares Gaspar, Marcos Binderly Dias, Penha Maria Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Luiz Gustavo Lannes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espelhos Ensino e Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
topic |
Espelhos Ensino e Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
description |
A ideia de construir experimentos que facilitassem a compreensão da Física teve início quando ainda estava no ensino médio e foi concretizada nas aulas de Instrumentação para o Ensino de Física. A partir do conhecimento adquirido foi escolhida a metodologia aplicada no trabalho, Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e também confeccionados o questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores e questionário conclusivo. Foram construídos três experimentos para o estudo dos espelhos esféricos: o primeiro experimento demonstra a formação de imagem real sem anteparo o segundo demonstra a formação de imagens através de um espelho côncavo e o terceiro demonstra a formação de imagens através de um espelho convexo. Quase todos os materiais utilizados nesses experimentos foram de baixo custo. Com base nas respostas do questionário aplicado para o levantamento dos conhecimentos prévios e identificação dos subsunçores, foram construídos esses experimentos e depois aplicados em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Foram utilizados dois tempos de 50 minutos sendo que o primeiro tempo foi reservado para a parte teórica e o segundo para a parte prática. Na parte teórica foram abordados os elementos de um espelho esférico, construção de imagens em espelhos esféricos, determinação analítica das características das imagens; todos os exemplos citados em sala de aula forma acompanhados de desenhos no quadro negro. Na parte prática após uma breve explicação sobre o manuseio dos experimentos os alunos em grupo montaram os mesmos, e aplicaram os conhecimentos adquiridos na parte teórica. O tempo disponibilizado para realização da aula teórica e prática não foi suficiente, mas o resultado apresentado pelos alunos através do questionário conclusivo foi satisfatório. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-05 2019-05-29T13:53:18Z 2023-12-21T03:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/8227 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Luiz Gustavo Lannes. Espelhos Esféricos: do cotidiano do aluno a conceituação científica. 2007. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455990164750336 |